Integração do Pensamento Computacional ao Ensino da Matemática: Proposta de Sequência Didática para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Resumo
Propõe-se uma sequência didática que explora as áreas da Computação e Matemática aliando habilidades interdisciplinares presentes nas Normas da Computação para a Educação Básica e na Base Nacional Comum Curricular. O público-alvo é de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos EJA. Tem-se como referencial teórico a aprendizagem da matemática e o Pensamento Computacional para a execução das atividades.Referências
Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link].
Brasil (2022). Ministério da Educação. Resolução da Câmara de Educação Básica (CEB) 01/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: [link].
Zabala, A. (1998) A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso Editora.
Brasil (2022). Ministério da Educação. Resolução da Câmara de Educação Básica (CEB) 01/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: [link].
Zabala, A. (1998) A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso Editora.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
SILVA, Lana Siqueira da; SOUZA, Anderson Rodrigues de.
Integração do Pensamento Computacional ao Ensino da Matemática: Proposta de Sequência Didática para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 86-90.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6695.
