Explorando Algoritmos e Resolução de Problemas em Equipe
Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica que emprega a dinâmica do "tabuleiro humano" para ensinar conceitos de algoritmos e lógica de computação a estudantes do Ensino Fundamental. A atividade, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e alinhada à BNCC, busca promover a cooperação e o pensamento computacional de forma lúdica e interativa. Ao longo da atividade, os estudantes são divididos em equipes e conduzem um "robô" pelo tabuleiro, resolvendo desafios e aplicando conceitos algorítmicos. A avaliação qualitativa e quantitativa demonstra que o método incentiva o envolvimento ativo e favorece o aprendizado relevante.Referências
Ausubel, D.P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. Holt, Rinehart and Winston: New York.
Balbino, V. S.; Oliveira, A. F.; Chilingue, M. B.; Braz, R. M. M.; Pinto, S. C. C. S. (2023). Jogos de tabuleiro como ferramentas para estímulo ao Pensamento Computacional em estudantes com TEA. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 55-64. DOI: 10.5753/wpci.2023.236128.
Brasil (2022). Conselho Nacional de Educação. Computação na Educação Básica: Complemento à BNCC. Brasília, DF: CNE.
Kohler, L. P. A.; Mattos, M. M.; Ugarte, H.; Fronza, L.; Santos, B. F. F.; Largura, L. R.; Zucco, F. D.; Wuo, A. (2019). Uso da metodologia de rotação por estações com a computação desplugada. In: Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), 427-436. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.427
Pimentel, L.; Nicolau, M. (2018). Os Jogos de Tabuleiro e a Construção do Pensamento Computacional em Sala de Aula. Revista Temática. 14(11), 207-223.
Balbino, V. S.; Oliveira, A. F.; Chilingue, M. B.; Braz, R. M. M.; Pinto, S. C. C. S. (2023). Jogos de tabuleiro como ferramentas para estímulo ao Pensamento Computacional em estudantes com TEA. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 55-64. DOI: 10.5753/wpci.2023.236128.
Brasil (2022). Conselho Nacional de Educação. Computação na Educação Básica: Complemento à BNCC. Brasília, DF: CNE.
Kohler, L. P. A.; Mattos, M. M.; Ugarte, H.; Fronza, L.; Santos, B. F. F.; Largura, L. R.; Zucco, F. D.; Wuo, A. (2019). Uso da metodologia de rotação por estações com a computação desplugada. In: Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), 427-436. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2019.427
Pimentel, L.; Nicolau, M. (2018). Os Jogos de Tabuleiro e a Construção do Pensamento Computacional em Sala de Aula. Revista Temática. 14(11), 207-223.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
SOUZA, Adrielle Santos de; XAVIER, Eliane Rolim; BARBOSA, Jennifer Samara Pontes; SANTOS, Frank Pinto dos; OLIVEIRA, Ethel Silva de; OLIVEIRA, Elisangela Silva de.
Explorando Algoritmos e Resolução de Problemas em Equipe. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 91-95.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6705.
