Literacia Digital: Aprendendo a partir de dados

  • Ana Carolina R. Prates UFMS
  • Mauricio J. Bastos UFMS
  • Carlos Eduardo S. Silva UFMS
  • Anderson C. de Lima UFMS
  • Valéria Q. Reis UFMS / Leuphana Universität Lüneburg

Resumo


No contexto de uma sociedade cada vez mais digitalizada, a capacidade de extrair e interpretar informações a partir de dados tornou-se essencial para todos os cidadãos, especialmente para educadores. Professores da educação básica desempenham um papel crucial na formação de indivíduos aptos a desenvolver as competências exigidas na era digital. Diante dessa necessidade, esta proposta apresenta um curso introdutório de Ciência de Dados, voltado para capacitar docentes no uso de abordagens analíticas e tecnológicas aplicadas à educação. O material didático é fundamentado em dois projetos pioneiros amplamente reconhecidos na comunidade acadêmica internacional, garantindo uma abordagem inovadora e alinhada às melhores práticas globais.

Referências

Data 8. UC Berkeley Data 8. Acessado em 5 de fevereiro de 2025. Disponível em [link].

DATAx. DATAx — Leuphana. Acessado em 5 de fevereiro de 2025. Disponível em [link].

Ministério da Educação (MEC) (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acessado em 5 de fevereiro de 2025.

Ministério da Educação (MEC) (2022). Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Acessado em 10 de fevereiro de 2025.

Provost, F. and Fawcett, T. (2013). Data Science and its Relationship to Big Data and Data-Driven Decision Making. Big Data, 1(1):51–59.
Publicado
09/04/2025
PRATES, Ana Carolina R.; BASTOS, Mauricio J.; SILVA, Carlos Eduardo S.; LIMA, Anderson C. de; REIS, Valéria Q.. Literacia Digital: Aprendendo a partir de dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 96-100. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6708.