Literacia Digital: Aprendendo a partir de dados
Resumo
No contexto de uma sociedade cada vez mais digitalizada, a capacidade de extrair e interpretar informações a partir de dados tornou-se essencial para todos os cidadãos, especialmente para educadores. Professores da educação básica desempenham um papel crucial na formação de indivíduos aptos a desenvolver as competências exigidas na era digital. Diante dessa necessidade, esta proposta apresenta um curso introdutório de Ciência de Dados, voltado para capacitar docentes no uso de abordagens analíticas e tecnológicas aplicadas à educação. O material didático é fundamentado em dois projetos pioneiros amplamente reconhecidos na comunidade acadêmica internacional, garantindo uma abordagem inovadora e alinhada às melhores práticas globais.Referências
Data 8. UC Berkeley Data 8. Acessado em 5 de fevereiro de 2025. Disponível em [link].
DATAx. DATAx — Leuphana. Acessado em 5 de fevereiro de 2025. Disponível em [link].
Ministério da Educação (MEC) (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acessado em 5 de fevereiro de 2025.
Ministério da Educação (MEC) (2022). Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Acessado em 10 de fevereiro de 2025.
Provost, F. and Fawcett, T. (2013). Data Science and its Relationship to Big Data and Data-Driven Decision Making. Big Data, 1(1):51–59.
DATAx. DATAx — Leuphana. Acessado em 5 de fevereiro de 2025. Disponível em [link].
Ministério da Educação (MEC) (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acessado em 5 de fevereiro de 2025.
Ministério da Educação (MEC) (2022). Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Acessado em 10 de fevereiro de 2025.
Provost, F. and Fawcett, T. (2013). Data Science and its Relationship to Big Data and Data-Driven Decision Making. Big Data, 1(1):51–59.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
PRATES, Ana Carolina R.; BASTOS, Mauricio J.; SILVA, Carlos Eduardo S.; LIMA, Anderson C. de; REIS, Valéria Q..
Literacia Digital: Aprendendo a partir de dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 96-100.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6708.
