Oficinas de Construção de Aplicativos utilizando o MIT App Inventor 2 com os apps “Acorda Preguiça”, “Decodificando” e “Saiba Economizar”

  • Jose Ryan da Silva Beserra UFPB
  • Luiz Gustavo dos Santos Silva UFPB
  • José Lúcio Lourenço Pereira UFPB
  • Ayla Dantas Rebouças UFPB

Resumo


Este artigo descreve o processo de planejamento e aplicação de oficinas de construção de aplicativos utilizando o MIT App Inventor 2. Foram elaborados três tipos de oficinas com o foco na construção de 3 aplicativos diferentes: o “Acorda Preguiça”, o “Decodificando” e o “Saiba Economizar”. Por meio das oficinas, observou-se que os alunos puderam trabalhar habilidades relacionadas ao pensamento computacional, como algoritmos, de forma lúdica. Além disso, pôde-se perceber avanços na compreensão de conceitos da computação e um maior interesse dos estudantes pela área. Além disso, o fato das oficinas explorarem a aprendizagem colaborativa num processo de criação de aplicativos pode ter apoiado no desenvolvimento de habilidades interpessoais e estimulado a criatividade e colaboração dos estudantes.

Referências

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Publicado
09/04/2025
BESERRA, Jose Ryan da Silva; SILVA, Luiz Gustavo dos Santos; PEREIRA, José Lúcio Lourenço; REBOUÇAS, Ayla Dantas. Oficinas de Construção de Aplicativos utilizando o MIT App Inventor 2 com os apps “Acorda Preguiça”, “Decodificando” e “Saiba Economizar”. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 101-106. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6711.