Projeto de prática docente: ensino e pesquisa como práxis emancipatória na formação inicial docente em computação

  • Maria de Fátima Ramos Brandão UnB
  • Jonathan Rosa Moreira UnB

Resumo


A pesquisa investiga o impacto das práticas pedagógicas na formação inicial docente em Computação, com foco na reflexão crítica e na abordagem metacognitiva na solução de problemas concretos identificados com a comunidade escolar pautados na BNCC. As vivências práticas fortaleceram a identidade profissional dos licenciandos, promovendo a cultura de inovação educacional por meio do pensamento computacional e das metodologias ativas em contexto escolar. Os resultados indicam desafios como a necessidade de maior suporte institucional para integração dos sistemas educacionais, engajamento dos professores e para a valorização da carreira docente em computação na educação básica. A integração entre teoria e prática no ensino de Computação na educação básica, aliada às abordagens metacognitivas e de metodologias ativas, demonstrou potencial para tornar a formação inicial docente em Computação atrativa para contribuir com as mudanças sociais e para a valorização da formação de professores.

Referências

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Publicado
09/04/2025
BRANDÃO, Maria de Fátima Ramos; MOREIRA, Jonathan Rosa. Projeto de prática docente: ensino e pesquisa como práxis emancipatória na formação inicial docente em computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 107-111. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6718.