Desvendando o Raciocínio Computacional: Uma jornada com o jogo 'Programamente'
Resumo
Este artigo descreve a experiência da oficina "Desvendando o Raciocínio Computacional: Uma Jornada com o Jogo Programamente", realizada no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, como parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A oficina teve como objetivo ensinar lógica de programação por meio do jogo de tabuleiro "Programamente", com ênfase no desenvolvimento das habilidades de Raciocínio Computacional. Os resultados obtidos ressaltaram não apenas a eficácia dos jogos para o aprimoramento do Raciocínio Computacional, mas também a relevância da abordagem da computação desplugada no contexto educacional atual.Referências
LEARNING, B. B. (2018). What is computational thinking? Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
Ministério da Educação (MEC). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Resolução n° 1, de 4 de outubro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 20 jun. 2024.
WANDERLEY, E. G.; WANDERLEY, R. G.; MELO, M. G. R.; DIAS, C. L. D. T.; SALES, Y. A. da S. (2020). Jogo de Tabuleiro “Programming” — uma nova estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Algoritmo / Board Game “Programming” — a new pedagogical strategy for the teaching and learning of Algorithm. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 32006–32015, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n5-593. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 mar. 2025.
RIBEIRO, L.; FOSS, L.; CAVALHEIRO, S. A. C. (2017). Entendendo o pensamento computacional.
Ministério da Educação (MEC). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Resolução n° 1, de 4 de outubro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 20 jun. 2024.
WANDERLEY, E. G.; WANDERLEY, R. G.; MELO, M. G. R.; DIAS, C. L. D. T.; SALES, Y. A. da S. (2020). Jogo de Tabuleiro “Programming” — uma nova estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Algoritmo / Board Game “Programming” — a new pedagogical strategy for the teaching and learning of Algorithm. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 32006–32015, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n5-593. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 mar. 2025.
RIBEIRO, L.; FOSS, L.; CAVALHEIRO, S. A. C. (2017). Entendendo o pensamento computacional.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
SANTOS, Antonio B.; JESUS, Euma S. Santos de; SANTOS, Ivía M. Conceição; SEIXAS, Luma da Rocha; SANTOS, Jeniffer Silva.
Desvendando o Raciocínio Computacional: Uma jornada com o jogo 'Programamente'. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 112-117.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6727.
