Robótica Educacional e Pensamento Computacional: Uma Abordagem Prática no Ensino Fundamental
Resumo
Nos últimos anos, a robótica educacional tem sido usada como instrumento para auxiliar no aprendizado de programação e pensamento computacional. Este trabalho apresenta a experiência de um projeto de extensão que levou a robótica para uma escola pública municipal. Durante o projeto, os alunos aprenderam conceitos de eletrônica, automação e programação utilizando a plataforma Arduino, além de desenvolverem o pensamento computacional. A metodologia combinou teoria, simulações no Tinkercad e experimentos práticos na IDE Arduino. A avaliação ocorreu a partir da participação numa competição de robótica, onde foi possível medir avanços na criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.Referências
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Publicado
09/04/2025
Como Citar
SANTOS, Geovanna Alves dos; OLIVEIRA, Roberta Mércia Rodrigues de.
Robótica Educacional e Pensamento Computacional: Uma Abordagem Prática no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 118-122.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6728.
