Capacitação em Desenvolvimento de Aplicativos para Professores com o MIT APP Inventor
Resumo
Este estudo apresenta um projeto de capacitação de professores da rede pública de Goiás, Brasil, no desenvolvimento de aplicativos educacionais com o MIT App Inventor, promovendo a integração tecnológica no ensino. Realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Goianésia, o projeto focou na criação de aplicativos para alfabetização, incluindo alunos com necessidades especiais. O MIT App Inventor permitiu a personalização dos conteúdos conforme as dificuldades individuais dos alunos, enquanto o suporte individualizado possibilitou que docentes sem experiência em programação utilizassem a ferramenta. Os resultados demonstraram maior engajamento dos alunos e ampliação das estratégias pedagógicas, reforçando o potencial do MIT App Inventor na educaçãoReferências
Moran, J. (2013). Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In Novas tecnologias e mediação pedagógica, pages 30–35. Papirus, Campinas, 21 edition.
Osti, A., Lucca, T. A. F. D., and Manfroni, A. C. (2019). Uso de jogos para o atendimento a crianças com dificuldades na alfabetização. Argumentos Pró-Educação, 4(10):774–795. Acesso em: 15 mar. 2025.
Prensky, M. (2021). Aprendizagem baseada em jogos digitais. Paragon House, Minnesota.
Osti, A., Lucca, T. A. F. D., and Manfroni, A. C. (2019). Uso de jogos para o atendimento a crianças com dificuldades na alfabetização. Argumentos Pró-Educação, 4(10):774–795. Acesso em: 15 mar. 2025.
Prensky, M. (2021). Aprendizagem baseada em jogos digitais. Paragon House, Minnesota.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
RODRIGUES, Natan de Souza; SILVA, Keyde Taisa da; MALAQUIAS, Jhonatan Leite; JUSTINO, Caio Campos; SANTOS, Samuel Gomes Dos.
Capacitação em Desenvolvimento de Aplicativos para Professores com o MIT APP Inventor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 145-148.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6664.
