Códigos de Resgate: gamificação como estratégia pedagógica para o ensino de criptografia

  • Ervelany Lins de França UFRPE
  • José Samuel de Lucena UFRPE
  • Luzimá Santos Oliveira Leite UFRPE
  • Juliana Regueira Basto Diniz UFRPE

Resumo


Este artigo relata a experiência de discentes de Licenciatura em Computação no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro adaptado para o ensino de criptografia e sua aplicação para estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Pernambuco. A iniciativa busca contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao seu complemento de Computação. A experiência objetiva fortalecer o currículo de Computação nas escolas de educação básica de forma acessível, utilizando a estratégia de gamificação como forma de adaptar-se às novas formas de aprendizado.

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Publicado
09/04/2025
FRANÇA, Ervelany Lins de; LUCENA, José Samuel de; LEITE, Luzimá Santos Oliveira; DINIZ, Juliana Regueira Basto. Códigos de Resgate: gamificação como estratégia pedagógica para o ensino de criptografia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 149-154. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6687.