A Cidade Sustentável do Frankenstein

  • Nadiele Costa Lucas UFRGS
  • Leila Ribeiro UFRGS

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um projeto interdisciplinar, baseado na obra Frankenstein, de Mary Shelley, e desenvolvido com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS. A partir da leitura da versão em quadrinhos da obra, os alunos foram conduzidos a uma experiência de aprendizagem que estimulou a pesquisa, a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Além disso, integrou os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte e Ciências, e introduziu conceitos da Computação, possibilitando o desenvolvimento de múltiplas habilidades de forma contextualizada.

Referências

Árvore. 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev. 2025.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular: Computação, Complemento à BNCC (2022). Disponível em: [link]. Acesso em: 13 fev. 2025

Craiyon. 2022. Disponível em [link]. Acesso em: 12 fev. 2025.

Gabriel, Ruan Sousa (2023). Prêmio Jabuti desclassifica edição de Frankenstein ilustrada por inteligência artificial. O Globo, 29 nov. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev. 2025.

Shelley, M. (autora) e Borges, Taisa (ilustradora) (2012). Frankenstein em quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2012.
Publicado
09/04/2025
LUCAS, Nadiele Costa; RIBEIRO, Leila. A Cidade Sustentável do Frankenstein. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 155-159. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6709.