A Cidade Sustentável do Frankenstein
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um projeto interdisciplinar, baseado na obra Frankenstein, de Mary Shelley, e desenvolvido com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS. A partir da leitura da versão em quadrinhos da obra, os alunos foram conduzidos a uma experiência de aprendizagem que estimulou a pesquisa, a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Além disso, integrou os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte e Ciências, e introduziu conceitos da Computação, possibilitando o desenvolvimento de múltiplas habilidades de forma contextualizada.
Referências
Brasil. Base Nacional Comum Curricular: Computação, Complemento à BNCC (2022). Disponível em: [link]. Acesso em: 13 fev. 2025
Craiyon. 2022. Disponível em [link]. Acesso em: 12 fev. 2025.
Gabriel, Ruan Sousa (2023). Prêmio Jabuti desclassifica edição de Frankenstein ilustrada por inteligência artificial. O Globo, 29 nov. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 fev. 2025.
Shelley, M. (autora) e Borges, Taisa (ilustradora) (2012). Frankenstein em quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2012.
