Projeto Robótica Educacional na Escola de Tempo Integral de Parauapebas – PA

  • Fábio C. Rezende Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas - PA

Resumo


Este artigo em relato de experiência objetiva divulgar o desenvolvimento do Projeto Piloto de Robótica Educacional realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral Paulo Fonteles de Lima na cidade de Parauapebas - PA. Entre os resultados, destacam-se o engajamento dos alunos sob as pesquisas e desenvolvimento de produtos/protótipos, apresentados na Jornada Pedagógica 2024. Outro destaque foi o trabalho colaborativo entre a professora de ciências que conduziu o projeto, com a gestão escolar, coordenação pedagógica e o Departamento Tecnologias e Informática Educacional (DTIE) da Semed.

Referências

Brasil (2022). BNCC Computação -Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

Correia, M.; Santos, R. (2017) Uma experiência com o Scratch no ensino das Ciências e da Matemática. Instituto Politécnico de Santarém Comunidades & Colecções Escola Superior de Educação Publicações de eventos científicos_ESES. Disponível em [link].

Moretti, C.; Adamns, T. (2011). Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul. Educação e realidade, v. 36, n. 02, p. 447-463. [link].

Silva, L.; H.; Oliveira, A.; A.; S. (2015). Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 225-245.
Publicado
09/04/2025
REZENDE, Fábio C.. Projeto Robótica Educacional na Escola de Tempo Integral de Parauapebas – PA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 160-164. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.5778.