Segurança Digital na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas Pedagógicas
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, durante as práticas do Estágio Supervisionado em Computação II, abordando a temática de Identificação e Prevenção de Golpes Virtuais. A pesquisa utilizou uma abordagem participante e metodologia ativa, trazendo dados relevantes. Dos 56 participantes, 53,2% conhecem alguém que já sofreu golpes digitais e apenas 19,6% conseguem reconhecer links maliciosos, evidenciando a necessidade de abordagens pedagógicas sobre segurança digital.Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2022). Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link]. Acesso em 29 de janeiro de 2025.
Fonseca, A. K. A., Liborio Filho, J. da M., and Reis, A. B. A. (2025). Residência Pedagógica e o ensino de computação: experiências formativas no Ensino Fundamental. Revista Delos, 18(63), e3481. DOI: 10.55905/rdelosv18.n63-016.
González, F. E. (2020). Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(17), 155-183.
Pereira, W., and França, R. (2023). Cyberbullying na Escola: Entendendo e Lidando com a Crueldade Online. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, (pp. 359-368). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/educomp.2023.228374.
Rocha, T. B., Da Silva Brandão, C. W. G., and Ramos, E. N. (2023). Cibercultura e educação básica: plano de aula sobre fake news para educação de jovens e adultos. Revista Docência e Cibercultura, 7(2), 52-66.
Santos, F. P., Sá, J. M. N., Melo, J. P. P., Silva, G. N., Oliveira, E. S., and Trindade, G. M. (2024). Depoimentos invisíveis: transformando relatos em ações contra o cyberbullying, bullying e os riscos on-line no ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10, 3046-3056.
Silva, L. M. da ., and Pereira, V. B. (2023). As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e suas Contribuições para a Metodologia Ativa e Inclusão Digital na
Educação de Jovens e Adultos. Boletim De Conjuntura (BOCA), 15(45), 229–242. DOI: 10.5281/zenodo.8347212.
Velloso, L. R. S., et al. (2022). Pesquisa participante na Educação Física Escolar: o estado da arte. Movimento, 28, e28059.
Fonseca, A. K. A., Liborio Filho, J. da M., and Reis, A. B. A. (2025). Residência Pedagógica e o ensino de computação: experiências formativas no Ensino Fundamental. Revista Delos, 18(63), e3481. DOI: 10.55905/rdelosv18.n63-016.
González, F. E. (2020). Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(17), 155-183.
Pereira, W., and França, R. (2023). Cyberbullying na Escola: Entendendo e Lidando com a Crueldade Online. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, (pp. 359-368). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/educomp.2023.228374.
Rocha, T. B., Da Silva Brandão, C. W. G., and Ramos, E. N. (2023). Cibercultura e educação básica: plano de aula sobre fake news para educação de jovens e adultos. Revista Docência e Cibercultura, 7(2), 52-66.
Santos, F. P., Sá, J. M. N., Melo, J. P. P., Silva, G. N., Oliveira, E. S., and Trindade, G. M. (2024). Depoimentos invisíveis: transformando relatos em ações contra o cyberbullying, bullying e os riscos on-line no ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10, 3046-3056.
Silva, L. M. da ., and Pereira, V. B. (2023). As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e suas Contribuições para a Metodologia Ativa e Inclusão Digital na
Educação de Jovens e Adultos. Boletim De Conjuntura (BOCA), 15(45), 229–242. DOI: 10.5281/zenodo.8347212.
Velloso, L. R. S., et al. (2022). Pesquisa participante na Educação Física Escolar: o estado da arte. Movimento, 28, e28059.
Publicado
09/04/2025
Como Citar
SANTOS, Frank Pinto dos; LIBÓRIO FILHO, João da Mata; BARBOSA, Luiz Sérgio de Oliveira.
Segurança Digital na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas Pedagógicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 165-170.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6351.
