Criação de Conteúdos Visuais com o Canva para o Desenvolvimento do Empoderamento Juvenil com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

  • Leticia R. Martins UEA
  • Ethel S. de Oliveira UEA / UFMT
  • Genarde M. Trindade UEA / MUST

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de ensino para o 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando o Canva como ferramenta para estimular o empoderamento juvenil e o pensamento crítico. A atividade envolve a criação de posts e cartazes digitais sobre temas de autoestima, respeito e empoderamento, visando o uso de tecnologias computacionais para resolução de problemas e expressão de ideias de maneira criativa. O processo é dividido em três momentos que contemplam o aprendizado teórico e prático da habilidade EF15CO08 da BNCC, com ênfase no desenvolvimento de conteúdo visual.

Referências

Bell, T., Witten, I. H., & Fellows, M. (2009). Ciência da computação desconectada: alunos fazendo computação real sem computadores. Revista de Computação Aplicada e Tecnologia da Informação da Nova Zelândia, 13(1), 20-29.

BRASIL. Ministério da Educação. (2022). Computação: Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC. Acessado em 20 de março de 2025, de [link]

CANVA. (2025). Ferramenta para criação de cartazes digitais. Acessado em 20 de março de 2025, de [link].

de Paula Schneiders, C. S. O., dos Santos, B. P., Santos, C. C. R., & Fernandes, R. M. O PROTAGONISMO JOVEM NO ENSINO MÉDIO COMO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO MAIS EMPODERADA DOS ESTUDANTES.

da Silva Manso, M. P., da Silva, R. C. S., & de Aquino, L. D. (2022). O uso da ferramenta colaborativa Canva nos processos de ensino e aprendizagem: achados de um mapeamento sistemático da literatura. Conjecturas, 22(16), 1129-1145.

Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra.

Gonçalves, M. C. (2022). O uso do Canva nas práticas pedagógicas: criação de histórias e suas possibilidades. Acessado de [link].

Lacerda, A. L. D. (2020). Formação do sujeito-arquiautor em práticas de empoderamento na escola por meio de audiovisualidades da cultura digital.

Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2(1), 15-33.

Muzy, R. C. (2024). O papel da imagem para a constituição de sujeitos críticos na cultura digital e suas implicações na educação. 2021, 158f (Doctoral dissertation, Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 abr).
Publicado
09/04/2025
MARTINS, Leticia R.; OLIVEIRA, Ethel S. de; TRINDADE, Genarde M.. Criação de Conteúdos Visuais com o Canva para o Desenvolvimento do Empoderamento Juvenil com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 192-196. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6599.