Oficina Música Visual gerativa

  • Rute Moura Universidade Federal de Pernambuco
  • Jarbas Jácome Universidade Federal de Pernambuco
  • Vinícius Garcia Universidade Federal de Pernambuco
  • Gustavo Carneiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Horhanna Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Mavi Pugliesi Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


A computação expande as possibilidades na criação de obras artísticas de música visual, com a intencionalidade da associação algorítmica entre elementos do som e elementos gráficos para geração de visualizações. No entanto, há dificuldades interdisciplinares na exploração destes artefatos, pois as pessoas interessadas na temática nem sempre encontram direcionamentos para construí-las. Sendo assim, essa oficina surge pela necessidade de proporcionar a experimentação dessas potencialidades tecnológicas e tem por objetivo estabelecer um ambiente de criação colaborativa durante o SBCM 2021, propondo experimentação de códigos que integram o processamento de som e processamento e síntese de imagem. Utilizaremos um processo de Design colaborativo, considerando os participantes como protagonistas de seus experimentos pelo mapeamento de suas expectativas e interesses, auxiliados por tutorias e esperando obter como resultado esboços e contribuições experimentais de música visual gerativa.
Palavras-chave: Computer Music and Creative processes, Digital Sound Processing, Music Expressiveness, Music, Society, and Technology, Real-time Interactive Systems

Referências

Peter Weibel. The Post-media Condition. Arte ConTexto, 6:11–15, 2005.

Brian Evans. Foundations of a visual music. Computer Music Journal, 29(4):11–24, 2005.

Henrique Roscoe. Tocando Imagens: Dispositivos e Técnicas da Visual Music. Master’s thesis, Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.

Julian Scordato. Composing with Iannix. In Proceedings of the Fifth Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X., volume V, page 389, Lisboa, Portugal, 2017.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo (SP), 2006. OCLC: 817009516.

Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel K Adler, Brenda Lucena, and Beatriz Russo. Design Thinking: Inovação em Negócios. [recurso eletrônico]. MJV Press, Rio de Janeiro, 2012.

Vicky L. Putman and Paul B. Paulus. Brainstorming, Brainstorming Rules and Decision Making. The Journal of Creative Behavior, 43(1):29–40, March 2009.

Gonçalo Daniel Soares das Neves. Visualização do Som. Dissertação de Mestrado., Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, September 2017.

Jarbas Jácome. Música Visual, Algoritmo de Zaratustra e Flor de Ilha Formosa. In Lucas Bambozzi and Alemar Rena, editors, ENTRE ARTE E TECNOPOLÍTICAS: IDEIAS EM TRÂNSITO, pages 46–53. Fluxos, 2015.

Thomas Dreher. History of Computer Art. IASLonline, 2014.
Publicado
24/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MOURA, Rute; JÁCOME, Jarbas; GARCIA, Vinícius; CARNEIRO, Gustavo; ALMEIDA, Horhanna; PUGLIESI, Mavi. Oficina Música Visual gerativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO MUSICAL (SBCM), 18. , 2021, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 293-297. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcm.2021.19467.