Projetando uma Solução de Segurança Baseada em Computação Vestível para Ambientes Ferroviários

  • Bruno Ferreira UFPA
  • Gerson Serejo UFPA
  • Mylena Ferreira UFPA
  • Danilo Ferreira UFPA
  • Leonardo Cardoso UFPA
  • Ewelton Yoshidome UFPA
  • Helder Arruda UFPA
  • Wallace Lira UFPA
  • Gustavo Pessin UFPA
  • Cleidson Souza UFPA

Resumo


Ferrovias provêm um meio de transporte considerado eficiente, mas que não são isentas de riscos na sua manutenção. O ambiente ferroviário também está sujeito a extremos climáticos, como altas temperaturas, sol constante, chuvas e vento. Além disso, por percorrer diversas áreas sem cobertura de redes telefônicas, a comunicação entre trens e pessoas, por meio de uma central, é inviável. Desta forma, o desenvolvimento de soluções tecnológicas para aumentar a segurança dos empregados que atuam na manutenção ferroviária é um interessante problema de pesquisa a ser considerado. é justamente neste contexto que este trabalho se enquadra ao descrever uma solução baseada em componentes vestíveis para a segurança dos empregados que atuam na manutenção ferroviária. Este artigo descreve os desafios que precisaram ser considerados para o design da solução proposta considerando aspectos de usabilidade relacionados com a percepção das pessoas aos alertas tácteis, visuais e sonoros. Além disto, a proposta de solução e a avaliação de dispositivos de comunicação a fim de permitir independência de provedores de redes de dados mantendo o sistema funcional por toda a ferrovia também é descrita.

Referências


Berger, E. H. (2005). Preferred methods for measuring hearing protector attenuation. In Proceedings of Inter-Noise, volume 5, page 58.

Dunne, L. E. (2004). The design of wearable technology: addressing the human-device interface through functional apparel design. PhD thesis, Cornell University.

Frota, S. (2003). Fundamentos em fonoaudiologia: audiologia.

Kandel, E. R., Schwartz, J. H., Jessell, T. M., et al. (2000). Principles of neural science, volume 4. McGraw-Hill New York.

Karuei, I., MacLean, K. E., Foley-Fisher, Z., MacKenzie, R., Koch, S., and El-Zohairy, M. (2011). Detecting vibrations across the body in mobile contexts. In Proc. of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 3267–3276.

Lira, W., Alves, R., Costa, J., Pessin, G., Galvao, L., Cardoso, A., and De Souza, C. (2014). A visual-analytics system for railway safety management. Computer Graphics and Applications, IEEE, 34(5):52–57.

Panorgias, A., Kulikowski, J. J., Parry, N. R., McKeefry, D. J., and Murray, I. J. (2012). Phases of daylight and the stability of color perception in the near peripheral human retina. Journal of vision, 12(3):1.

Pervic, F. H., Kosnik, W. D., McLin, L. N., Dennis, R. L., and Goetti, B. P. (2005). The visibility of point sources as a function of background luminance, target luminance, eccentricity, wavelength, and flicker rate. Technical report, DTIC Document.

Sivak, M. (1998). The influence of sun loading on the visibility of clear-lens turn signals.

Wogalter, M. S., Kalsher, M. J., Frederick, L. J., and Magurno, A. B. (1998). Hazard level perceptions of warning. Int. Journal of Cognitive Ergonomics, 2(1-2):123–143.

Publicado
20/07/2015
FERREIRA, Bruno et al. Projetando uma Solução de Segurança Baseada em Computação Vestível para Ambientes Ferroviários. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO UBÍQUA E PERVASIVA (SBCUP), 7. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 201-210. ISSN 2595-6183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcup.2015.10183.