Checklist to Characterize Ubiquitous Software Projects

  • Rodrigo O. Spínola UFRJ
  • Jobson Massollar UFRJ
  • Guilherme H. Travassos UFRJ

Resumo


OBJETIVO: Identificar as características de computação ubíqua e propor um checklist para caracterização de projetos de software segundo as características de ubiqüidade. MÉTODO: Executar revisões sistemáticas para entender: 1) computação ubíqua, 2) suas principais características e 3) seus fatores específicos. Depois disto, definir e avaliar o checklist proposto. RESULTADOS: 116 artigos foram analisados resultando em uma definição para computação ubíqua e na identificação de 10 características (associadas a 113 fatores funcionais e 45 restritivos) que foram organizadas em um checklist para caracterização de projetos de software ubíquos. Oito projetos de software ubíquos foram utilizados para avaliar o checklist. Nenhum deles pôde ser caracterizado como 100% ubíquo. CONCLUSÃO: A definição atual de computação ubíqua possui conceitos (características e fatores) que permitem a caracterização de projetos de software ubíquos. Entretanto, deve ser investido esforço adicional de pesquisa para entender como as características de ubiqüidade podem influenciar na engenharia de software.

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Publicado
15/10/2007
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SPÍNOLA, Rodrigo O.; MASSOLLAR, Jobson; TRAVASSOS, Guilherme H.. Checklist to Characterize Ubiquitous Software Projects. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 21. , 2007, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007 . p. 39-55. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2007.21298.