Um Mecanismo de Rastreamento da Evolução de Cenários Baseado em Transformações

  • Ulf Bergmann IME
  • Julio Cesar S. do Prado Leite PUC-Rio
  • Karin Koogan Breitman PUC-Rio

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização da tecnologia transformacional na implementação de um mecanismo de rastreamento da evolução de cenários. Com isso obtemos a atualização automática das informações de rastreamento, através da identificação das mudanças ocorridas entre versões consecutivas dos cenários produzidos e o seu subseqüente armazenamento na forma de transformações. Os benefícios obtidos pelo uso deste mecanismo permitirão: a eliminação dos problemas da falta de atualização das informações de rastreamento e o conseqüente aumento do valor destas informações para o desenvolvedor; a sistematização do processo de rastreamento; e a diminuição do custo para se obter, atualizar e validar as informações de rastreamento. Além destes benefícios, o armazenamento das informações de rastreamento na forma de transformações incorpora um maior conhecimento sobre a modelagem realizada, ao contrário de outros mecanismos que armazenam somente os artefatos e seus inter-relacionamentos estáticos.

Palavras-chave: Evolução de Software, Rastreamento, Sistemas Transformacionais

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Publicado
08/10/2003
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BERGMANN, Ulf; LEITE, Julio Cesar S. do Prado; BREITMAN, Karin Koogan. Um Mecanismo de Rastreamento da Evolução de Cenários Baseado em Transformações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 17. , 2003, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 63-78. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.2003.23853.