CASE Orientada a Objetos com Múltiplas Visões e Implementação Automática de Sistemas – MVCASE

  • Tathiana da Silva Barrére UFSCar
  • Antonio Francisco do Prado UFSCar
  • Vitor César Bonafe UFSCar

Resumo


Este artigo apresenta uma ferramenta CASE para especificação de requisitos de sistemas com múltiplas visões e implementação automática orientada a objetos, denominada MVCASE. A MVCASE é composta por uma ferramenta gráfica, denominada JavaRC, e por um sistema transformacional orientado a domínios, denominado Draco. A JavaRC dispõe de uma interface para edição gráfica e textual dos requisitos do sistema e de recursos para obtenção de múltiplas visões destes requisitos. O sistema Draco é responsável pela geração automática de código em linguagem executável e pela geração automática de bases de dados do sistema, partindo das especificações dos requisitos. A MVCASE também está integrada com uma ferramenta, denominada Visual Café dbDE, com recursos para programação visual das interfaces gráficas dos sistemas usando Frames ou Applets em java.
Palavras-chave: Engenharia de Software, Ferramentas CASE, Representação Canônica de Requisitos, Sistemas Transformacionais, Interfaces Visuais

Referências

Bergmann, U. , Prado A.F., Leite J.C.P., Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos Utilizando o Sistema Transformacional Draco-PUC, X Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1996.

Coad, P., Yourdon, E. Análise Baseada em Objetos, Editora Campus, 1992.

Coleman, D. et alli. Object-Oriented Development - The Fusion Method, Prentice Hall, 1994.

Davis, A. M. et alli. A Canonical Representation for Requirements, Technical Report, University of Colorado at Colorado Springs, 1995.

Freitas, F.G. et alli. Aspectos Implementacionais de um Gerador de Analisadores Sintático para o Suporte a Sistemas Transformacionais, I Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 1996.

Jepson, B. Programando Banco de Dados em Java, Makron Books, 1997.

Kirner, T. et alli. Ambiente para Representação de Múltiplas Visões de Requisitos: O Metamodelo e uma Linguagem de Transformação, X Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1996.

Leite, J. C. et alli. Draco-PUC: A Technology Assembly for Domain Oriented Software Development, III ICSR-IEEE, 1994.

Leite, J. C.; et alli O Uso do Paradigma Transformacional no Porte de Programas Cobol, IX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - SBES 95, 1995.

Lima, M. A. V. Especificação e prototipação de um ambiente para modelagem de sistemas orientados a objeto, usando uma Representação Canônica, Tese de Mestrado, UFSCar, 1997.

Neighbors, J. Software Construction Using Components, Tese de Doutorado, University of California at Irvine, 1984.

Prado, A. F. Estratégia de Reengenharia de Software Orientada a Domínios, Tese de Doutorado, PUC-RJ, 1992.

Prado, A. F., Silva, T. E. - O Uso do Sistema Transformacional DRACO no Desenvolvimento de Softwares Orientados a Objetos, VII Semana de Informática da Universidade Estadual de Maringá, 1996.

Sun Microsystems. Tutoriais Java, http://www.javasun.com, 1997.

Symantec Corporation. Visual Café dbDE, http://www.symantec.com, 1997.

UML Document Set, http://www.rational.com/uml, 1997.
Publicado
13/10/1999
Como Citar

Selecione um Formato
BARRÉRE, Tathiana da Silva; PRADO, Antonio Francisco do; BONAFE, Vitor César. CASE Orientada a Objetos com Múltiplas Visões e Implementação Automática de Sistemas – MVCASE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 13. , 1999, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1999 . p. 94-109. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.1999.23917.