Uma Arquitetura para Reduzir a Complexidade e Aumentar a Produtividade do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas
Resumo
O presente trabalho apresenta o resultado de uma cooperação entre o Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Cumerlato & Schuster Informática S.A. Esta integração permitiu a elaboração de uma dissertação de Mestrado e logo a seguir, o desenvolvimento e a implementação do projeto proposto. Através da metodologia e ambiente apresentados é possível reduzir a complexidade encontrada no desenvolvimento de sistemas de Informação. As tarefas, ferramentas e modelos utilizados no desenvolvimento são decompostos em módulos e inseridos em uma estrutura que permite a integração das várias partes, a especificação abstrata e a automação de processos. Os Sistemas são especificados em Ferramentas CASE, orientadas por uma Metodologia de Desenvolvimento. As definições são armazenadas de maneira abstrata em um repositório (independente de tecnologia), o que permite a conversão em código fonte para a linguagem (PowerBuilder, Visual Basic, HTML, etc) e arquitetura desejada (Client/Server, 3-tiers, etc.). Desta forma, é possível manter a evolução tecnológica sem reescrever a aplicação. Atualmente a Estrutura de Módulos está sendo utilizada na Cumerlato & Schuster em 3 projetos e em breve se tornará padrão para os demais. A utilização da Estrutura está permitindo atingir níveis de 98% de geração de código de Interface e de Banco de Dados (as Regras de Negócio ainda são codificadas), com redução de aproximadamente 60% do tempo de especificação. Com estas medidas, os custos dos projetos são menores e o tempo de implementação é reduzido em mais de 50%.
Referências
HERBST, H. et al. The Specification of Business Rules:A Comparision of Selected Methodologies. Berne, Switzerland: Institute for Information Systems - University of Berne, 1994.
HERBST, H. Business Rules in System Analysis: A Meta-Model and Repository System. Berne, Switzerland: Institute for Information Systems - University of Berne, 1996.
INFORMIX INC. Informix's Web DataBlade Module. [S.l.]: Informix Inc., 1997. Disponível por HTTP em [link] (10/05/1997).
INFORMIX INC. The Informix Datablate Technology. [S.l.]: Informix Inc., 1997. Disponível por HTTP em [link]. (11/05/1997).
Oliveira, André L. C. Metodologia para desenvolvimento de sistemas de informação através da utilização de módulos autônomos. Porto Alegre. CPGCC da UFRGS, 1998. Dissertação de Mestrado.
ORACLE INC. Oracle Designer - User Guide. [S.l.]: Oracle Inc., 1997.
SHIMBERG, David. Following a Client/Server Database Tecnhology. DBMS Magazine, [S.l.], v. 8, p. 48, May 1995.
SPERTUS, Michael. Programming Automation. Object Currents Magazine, [S.l.], Jan. 1996.
SPENCER, Kenneth L.; MILLER, Ken. Client/Server Programming with Microsoft Visual Basic. Redmond, Washington: Microsoft Press, 1996.
STANDISH GROUP. Chaos. [S.l.:s.n.], 1995. Disponível por HTTP em http://www.standishgroup.com/chaos.html.
TUCKER, Michael. Lords of the jungle: DB middleware helps you find your data. Datamation, [S.l], Sept. 1997.
KNOWLES, Anne. A database with a head for business Datamation, [S.l], Sept. 1997.