Projeto de uma Arquitetura de Software Reflexiva para a Linguagem Xchart

  • Renato O. Stehling UNICAMP
  • Hans K. E. Liesenberg UNICAMP

Resumo


Xchart é uma linguagem visual, orientada a eventos e projetada para especificar controles de diálogo que não podem ser adequadamente descritos com as atuais propostas baseadas em DTEs (Diagramas de Transição de Estados). A arquitetura reflexiva proposta é uma extensão que não visa adaptar Xchart a nenhum novo contexto. O objetivo é controlar a complexidade do código descrito nessa linguagem, promovendo a separação de domínios e permitindo a intervenção na especificação de forma transparente. Nossa proposta procurou preservar ao máximo as características da linguagem Xchart. As novas estruturas são tratadas exclusivamente em tempo de compilação. O sistema de execução de Xchart (SE) não precisou ser alterado porque o código executável é o mesmo da abordagem convencional. Em tempo de execução, não há overhead relacionado ao mecanismo de reflexão adotado.

Referências

D. Harel. Statecharts: A Visual Formalism for Complex Systems. Science of Computer Programming, 8(3):231-274 Jun 1987.

F.N. Lucena and H.K.E. Liesenberg. Interface de Programação de Xchart. Em preparação, http://www.dcc.unicamp.br/proj-xchart/texchart, 1998.

F.N. Lucena, C.N. Júnior, T.H. Yunes, H.K.E. Liesenberg and L.E. Buzato. Especificação da Linguagem TeXchart. Em preparação, http://www.dcc.unicamp.br/projects/Xchart/texchart, 1998.

F.N. Lucena,, C.N. Júnior and H.K.E. Liesenberg. Biblioteca TeXchart. Em preparação, http://www.dcc.unicamp.br/proj-xchart/texchart, 1998.

F.N. Lucena. Xchart: Um Modelo de Especificação e Implementação de Gerenciadores de Diálogo. Tese de Doutorado, DCC/IMECC/UNICAMP, Campinas/SP. Dez 1997.

G. Kiczales. Beyond the Black Box: Open Implementation. IEEE Software, 13(1): 8,10-11. 1996.

P. Maes. Concepts and Experiments in Computational Reflection. OOPSLA 87, ACM Sigplan Notices, 22(12):147-155. Dec 1987.

R.O. Stehling. Projeto e Implementação de uma Arquitetura Reflexiva para a Linguagem Xchart. Tese de Mestrado, IC-UNICAMP. Mar. 1999.
Publicado
13/10/1999
Como Citar

Selecione um Formato
STEHLING, Renato O.; LIESENBERG, Hans K. E.. Projeto de uma Arquitetura de Software Reflexiva para a Linguagem Xchart. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 13. , 1999, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1999 . p. 172-187. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.1999.23922.