Autômatos Finitos: um Formalismo para Cursos na Web

  • Júlio P. Machado UFRGS
  • Leonardo Penczek UFRGS
  • Carlos Tadeu Q. Morais UFRGS
  • Paulo B. Menezes UFRGS

Resumo


Este trabalho apresenta a modelagem de cursos disponibilizados via WWW utilizando-se construções formais conhecidas como Autômatos Finitos Determinísticos com Saída. É introduzido o conceito de "cursos são autômatos" como uma estrutura em camadas que permite fácil implementação e criação de material hipermídia independente do esquema de navegação. O modelo permite projetar cursos hipermídia com a mesma estrutura, reutilizando seu conteúdo em outros cursos e possibilitando o reuso do material didático. O objetivo fundamental deste projeto é criar um sistema semi-automatizado para o suporte de cursos na Web através da aplicação de conceitos inerentes à Ciência da Computação, em especial da Teoria de Autômatos e Teoria das Categorias, juntamente à tecnologia de hiperdocumentos, reunindo os benefícios de ambas.

Palavras-chave: WWW, cursos hipermídia, autômatos finitos, projeto de cursos

Referências

Heimo H. Adelsberger, Frank X. Körner, Jan M. Pawlowski. A Conceptual Model for an Integrated Design of Computer Supported Learning Environments and Workflow Management Systems. In Proceedings of the XV IFIP World Computer Congress - Teleteaching 98. Vienna, 1998. p.55-64.

Michael Barr, Charles Wells. Category Theory for Computing Science. Prentice Hall. USA, 1990.

Thierry Beltran. Hypermedia and Computer Aided Instruction (CAI): an Architecture for Hybrid Systems. In Proceedings of the CALISCE91. Lausanne, September 1991. p.167-176.

Christopher M. Boroni, Frances W. Goosey, et al. A Paradigm Shift! The Internet, the Web, Browsers, Java and the Future of Computer Science Education. In SIGCSE Bulletin, March 1998, v.30, n.1, p.145-152.

P. J. Brown, H. Brown. Embedded or Separate Hypertext Markup: is it an issue? In Electronic Publishing, 1995, n.8, p.1-13.

F. Casati, B. Pernici. The Design of Distance Education Applications Based on the WWW. http://www.epcc.ed.ac.uk/t+lwkshp/submissions/barbara/

Tiarajú A. Diverio, Paulo F. B. Menezes. Teoria da Computação: Máquinas Universais e Computabilidade. Editora Sagra-Luzzatto. Brasil, 1999.

R. Furuta, P. D. Stots. Programmable Browsing Semantics in Trellis. In Proceeding of the Hypertext'89, 1989, p.27-42.

Brian R. Gaines, Mildred L. G. Shaw. Concept Maps as Hypermedia Components. 1996. http://ksi.cpsc.ucalgary.ca/articles/ConceptMaps/

F. Garzotto, D. Schwabe, P. Paolini. HDM: A Model Based Approach to Hypertext Application Design. In ACM Transactions on Information Systems, January 1993, v.11, n.1, p.1-26.

D. Jonassen, R. Marra. Concept Mapping and Other Formalisms as Mindtools for Representing Knowledge. 1993. [link]

E. I. Kawasaki, C. T. Fernandes. Modelo para Projeto de Cursos Hipermídia. In Proceedings of the SBIE 96, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasil, Novembro 1996. p.227-240.

Anthony Kelly. Designing Instructional Hypertext for Use in Lecture Note Review: Knowledge Engineering and Preliminary Testing. In Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 1990, v.2, p.149-176.

Júlio P. Machado, Paulo F. B. Menezes. Sistemas de Gerenciamento para o Ensino a Distância. In Proceedings of V Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo - Brasil, October 1998. [link]

Júlio P. Machado. Sistemas de Gerenciamento para o Ensino a Distância. Instituto de Informática UFRGS. Brasil, January 1999. 80pp.

Paulo F. B. Menezes. Reificação de Objetos Concorrentes. Tese de Doutorado. Instituto Superior Técnico. Universidade Técnica de Lisboa. Portugal, 1997. 148pp.

Paulo F. B. Menezes. Linguagens Formais e Autômatos. Segunda Edição. Editora Sagra-Luzzatto. Brasil, 1998.

Paulo F. B. Menezes, Tiarajú A. Diverio, et al. Desenvolvimento daÁrea Formal da Computação no Instituto de Informática da UFRGS. In Proceedings of the I Workshop Brasileiro de Métodos Formais. Porto Alegre - Brasil, 1998. p.1-12.

Paulo F. B. Menezes, A. Sernadas, J. F. Costa. Nonsequential Automata Semantics for a Concurrent Object-Based Language, Revised and Extented Version. In Proceedings of the First USA-Brazil Workshop on Formal Foundations of Software Systems. Rio de Janeiro - Brasil, 1998. Electronic Notes in Theoretical Computer Science n.14. http://www.elsevier.nl/locate/entcs/volume1.html

Paulo F. B. Menezes. Mathematical Methods in the Computing Institute of UFRGS. In Proceedings of the VII International Conference on Algebraic Methodology and Software Methodology. Brasil, Janeiro 1999.

Thiago F. Moesch, Fábio Lutz, Tiarajú M. Diverio, et al. Simuladores de Máquinas Abstratas: ferramentas de apoio ao ensino de informática teórica. In Proceedings of the SBIE 98, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza - Brasil, Novembro 1998.

Luc Moreau, Wendy Hall. On the Expressiveness of Links in Hypertext Systems. In The Computer Journal, 1998, v.41, n.7, p.459-473.

Jacob Nielsen. Hypertext and Hypermedia. San Diego Academic Press. EUA, 1990.

José Palazzo M. de Oliveira, Mariano Nicolao, Nina Edelweis. Concenptual Workflow Modelling for Remote Courses. In Proceedings of the XV IFIP World Computer Congress - Teleteaching 98. Vienna, 1998. p.789-797.

Mariano G. Pimentel. Modelo Orientado a Conceitos (MOC). In Proceedings of the SBIE 98, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza - Brasil, Novembro 1998.

Miguel R. Flores Santibañez, Clovis T. Fernandes. SICH - Uma Ferramenta para a Construção de Cursos Hipermídia no WWW. In Proceedings of the SBIE 98, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza - Brasil, Novembro 1998.

G. Winskel. Petri Nets, Algebras, Morphisms and Compositionality. Information and Computation 72, Academic Press, 1987, p.197-238.

Daniel Schwabe, Gustavo Rossi. Introdução aos Sistemas e à Autoria Multimídia. In Proceedings of the VI EBAI, Escola Brasileira-Argentina de Informática. Córdoba, 1993.

Perla Señas, Norma Moroni. Un Ambiente Computacional para el Aprendizaje Significativo: Mapas Conceptuales Hipermediales. In Proceedings of the SBIE 97, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasil, Novembro 1997. p.469-483.

P. David Stotts, R. Furuta, C. Ruiz Cabarrus. Hyperdocuments as Automata: Verification of Trace-Based Browsing Properties by Model Checking. In ACM Transactions on Information Systems, January 1998, v.16, n.1, p.1-30.

F. W. M. Tompa. A Data Model for Flexible Hypertext Database Systems. In ACM Transactions on Information Systems, 1989, n.7, p.85-100.

J. Vassileva. Dynamic Course Generation on the WWW. In Proceedings of the Artificial Inteligence in Education. Kobe - Japão, 1997, p.498-505.

Weigang Wang, Roy Rada. Structured Hypertext with Domain Semantics. In ACM Transactions on Information Systems, October 1998, v.16, n.4, p.372-412.

Taisy Weber, Raul F. Weber, Ingrid J. Pôrto, Flávio Wagner, Paulo F. B. Menezes. Uma Experiência com Hiperdocumentos e Internet no Suporte a Disciplinas de Computação. In Proceedings of the VI Workshop sobre Educação em Informática, Anais do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte - Brasil, Agosto 1998. v.1, p.532-545.

J. E. Hopcroft, J. D. Ulmann. Introduction to Automata Theory, Languages and Computation. Addison-Welsey, 1979.

P. Blauth Menezes, Júlio P. Machado. Web Courses are Automata: a Categorial Framework. II Workshop de Métodos Formais. Santa Catarina, 1999. (submetido)
Publicado
13/10/1999
Como Citar

Selecione um Formato
MACHADO, Júlio P.; PENCZEK, Leonardo; MORAIS, Carlos Tadeu Q.; MENEZES, Paulo B.. Autômatos Finitos: um Formalismo para Cursos na Web. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 13. , 1999, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1999 . p. 188-198. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.1999.23923.