Aquisição de Conhecimento no Contexto de Análise de Domínio

  • Mônica Zopelari Roseti UFRJ
  • Cláudia Maria Lima Werner UFRJ

Resumo


Este artigo aborda a questão sobre a aquisição de conhecimento no contexto de análise de domínio, apresentando três estudos de caso concretos. Os resultados desses estudos mostram a real necessidade de elaboração de uma sistemática para aquisição de conhecimento, adequada ao contexto de análise de domínio, e indicam caminhos para a sua elaboração e refino. Os estudos de caso apresentam resultados gradativos em relação à maturidade e rigor da sistematica experimentada em cada um deles, tentando-se na medida do possível contornar as dificuldades diagnosticadas no estudo anterior. Técnicas de aquisição como análise de protocolo, auto-explicação, a técnica LEL, entrevistas e brainstorming, juntamente com representações tais como esquemas facetados, modelos Orientados a Objetos e diagramas de características, são combinados para explorar ao máximo o conhecimento existente sobre o domínio de interesse.

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Publicado
13/10/1999
ROSETI, Mônica Zopelari; WERNER, Cláudia Maria Lima. Aquisição de Conhecimento no Contexto de Análise de Domínio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 13. , 1999, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1999 . p. 372-387. DOI: https://doi.org/10.5753/sbes.1999.23935.