Um Meta-editor de Estruturas
Resumo
Serão apresentados os requisitos para a construção de um meta-editor de estruturas, visando, primariamente, a edição e geração de programas segundo óticas modernas de programação. Este editor de estruturas está implementado e faz parte do ambiente TALISMAN. Essencialmente, um editor de estruturas é um hipertexto com “links” de diversos tipos e “frames” contendo diferentes fragmentos de texto. O editor consta de duas ferramentas básicas: o editor de estrutura propriamente dito, capaz de criar e manter grafos, usualmente na forma degenerada de árvores: e o editor de formulários capaz de editar campos contendo fragmentos de texto e relações. O editor de formulários pode ser especificado de modo que linearize o conteúdo do hipertexto, gerando código compilável.
Referências
Conklin, J.; "Hypertext: An Introduction and Survey"; IEEE Computer 20(9); setembro 1987; pags 17-41
Dijkstra, E.W.; "Guarded Commands, Nondeterminancy and Formal Derivation of Programs", Communications ACM 18(8); agosto 1975; pags 453-457
Meyer, B.; Object Oriented Software Construction; Prentice Hall; 1988
McLure, C.; CASE is Software Automation; Prentice Hall; 1989
Staa, A.v.; "Teste de programas com o computador"; 9o. Congresso Nacional de Informática; Uberlândia, MG; Sociedade Brasileira de Computação; julho 1989
-; Xerox Ventura Publisher; Xerox Corp.; 1988
Wirth, N.; Programming in Modula 2; Springer; 1983