HyFor - Uma ferramenta de apoio a manutenção de software científico
Resumo
Há uma grande quantidade de software científico desenvolvida por engenheiros e técnicos não especializados em computação sendo utilizado em empresas, especialmente de engenharia. A grande maioria desses softwares foi desenvolvida sem nenhuma técnica de engenharia de software e possui o mínimo de documentação, provocando um alto custo de manutenção. Um ambiente voltado especificamente para uma maior produtividade no trabalho de manutenção desse tipo de software é descrito nesse artigo. O paradigma de hipertexto e a associação de relatórios de avaliação de qualidade são as principais características desse ambiente.
Referências
Bahia, A.S., "O Uso de Métricas de Complexidade para o Controle da Qualidade de Software Cientifico", Dissertação de Tese de Mestrado, COPPE/UFRJ, maio/1992.
Borges, M.R.S., "Suporte de Bancos de Dados para Sistemas Hipertextos", XVIII Conferência Latinoamericana de Informática, Ilhas Canárias, Espanha, Agosto/1992.
Cross, M., Moscardini, A.O. e Lewis, B. A., "Software Engineering Methodologies for Scientific and Engineering Computation", Appl. Math. Modelling, vol. 10, outubro/1986.
Cunto, W., Araujo, J., Giovannetti, F e Rivero, J., "FPLUS: Programming Environment for Scientific Applications", IEEE Software, setembro/1991.
Narayanaswamy, K. e Scacchi, W., "Maintaining Configurations of Evolving Software Systems", IEEE Transactions on Software Engineering, vol. SE-13, num. 3, Março/1987. m PETROBRÁS/DEPEX, "Recomendações para Programação FORTRAN", novembro/1989.
Swanson, E.B., "The Dimension of Maintenance", Proc. 2nd Int. Conf. Software Engineering, IEEE, pp.492-497, 1976.
Werner, C.M.L., "Reutilização de Software no Desenvolvimento de Software Científico", dissertação de tese de doutorado, COPPE/UFRJ, março/1992.