SERBAC: Uma Estratégia para Definição de Requisitos

  • Antônio de Pádua Albuquerque Oliveira PETROBRÁS / SERINF / DISUS / SETEC
  • Julio Cesar Sampaio do Prado Leite PUC-Rio

Resumo

SERBAC é uma estratégia para definição de requisitos apoiada por uma ferramenta que registra requisitos. A estratégia SERBAC utiliza várias propostas da literatura para montar um esquema de representação de requisitos baseado em linguagem natural. Utiliza a idéia de vocabulário da aplicação, a idéia de que as ações dos atores de uma organização são o ponto central do estudo da informação, a idéia de que um sistema responde a eventos externos e a idéia que um sistema pode ser definido por seus relacionamentos, por suas entradas e por suas saídas. Essas idéias de diferentes autores foram agrupadas e sistematizadas de forma a produzir um esquema onde os requisitos são definidos de uma maneira padrão. A estratégia SERBAC é apoiada por um software e foi avaliada em um caso real.

Referências

August, Judy H.; JAD : Joint Aplication Design, Yourdon Press; Prentice Hall Building, 1991.

Burstin, Meir, Requirements Analysis of Software Systems PhD. Thesis - Tel-Aviv University, 1984.

Carvalho, Luiz C. de Sá, Análise de Sistemas: o outro lado da informática, LTC - Rio de Janeiro, 1988.

Chen, P.; "The Entity-Relationship Model - Toward a unified view of data" ACM Transations on Database Systems vol.1 n.1 p.9, 1976.

Davis, Gordon B.; "Strategies for Information Requirements Determination", in IBM Systems Joumal, Vol.21, N.1, 1982.

Franco, Ana Paula; Métodos e Representações de Suporte à Aquisição de Linguagens da Aplicação, Dissert. Mestrado, Depto. de Informática PUC RJ 1992.

Gause D. C., e Weinberg, G. M.; Explorando os Requerimentos de Sistemas, Makron, McGraw-Hill, 1991.

Goguem, J., and Linde, C.; "Techniques for Requirements Elicitation", International Symposium on on Requirements Engineering, IEEE Computer Society, San Diego CA; pp.152-164; 1993.

Jackson, M. A.; System Development, Prentice-Hall, 1983.

Leite, Julio. Cesar. Sampaio do P.; e Franco, Ana Paula; "O Uso de Hipertexto na Elicitação de Linguagens de Aplicação", IV Simpósio Bras. Engenharia de Software - SBC, 1990.

Leite, Julio C. S. P.; "Sistemas de Informação e Engenharia de Software, o Elo Gerencial" Anais XXIV Congresso Nacional de Informática, SUCESU-SP, 1991.

Leite, Julio Cesar S. P.; "Enhancing the Semantics of Requirements Statements", Proceedings of the XII International Conference of the Sociedad Chilena de Ciencia de la Computacion, Pags. 281-297, 1992.

McMenamin S. M., e Palmer, J. F.; Análise Essencial de Sistemas McGraw-Hill São Paulo, 1991.

Maffeo, Bruno, Engenharia de Software e Especificação de Sistemas, Editora Campus Ltda., Rio de Janeiro, 1992.

Oliveira, Antônio de Pádua Albuquerque; SERBAC - Suporte a Engenharia de Requisitos com Base em Ações Concretas, Dissertação de Mestrado, Depto. de Informática - PUC - RJ 1994.

Pereira, Florys F. A.; CDR - Cooperação na Definição de Requisitos, Dissertação de Mestrado, Depto. de Informática - PUC - RJ 1994.

Pressman, Roger S.; Software Engineering - A Practioner's Approach; McGraw-Hill Book Co., 1987.

Ross, D.; "Structured Analysis (SA): A Language for Communicating Ideas", IEEE Trans. Software Eng. V. SE-3 1977.
Publicado
1994-10-26
Como Citar
OLIVEIRA, Antônio de Pádua Albuquerque; LEITE, Julio Cesar Sampaio do Prado. SERBAC: Uma Estratégia para Definição de Requisitos. Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), [S.l.], p. 109-123, out. 1994. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbes/article/view/24463>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbes.1994.24463.