Discussão sobre o uso do Real-Time Calculus na Modelagem do Barramento FlexRay
Resumo
O protocolo FlexRay vem se tornando o protocolo padrão para comunicação em sistemas automotivos. Por isso, existe grande esforço na busca por métodos confiáveis e rápidos para modelar e analisar a performance do barramento. O último trabalho feito nesse sentido foi apresentado no artigo “Performance Analysis of FlexRay-based systems using Real-Time Calculus, Revisited”, onde os autores afirmam terem resolvido o problema através do uso do Real-Time Calculus. Os principais pontos aqui desenvolvidos são um questionamento sobre a validade do método proposto e uma discussão sobre o uso do Real-Time Calculus na análise de performance do protocolo FlexRay.
Referências
Chokshi D. B. and Bhaduri P. (2010). Performance analysis of flexray-based systems using real-time calculus revisited. In 25th Symposium on Applied Computing (SAC 2010) pages 555-566. ACM.
FlexRay (2005). FlexRay Communications System Protocol Specification Version 2.1. Disponível em http://www.flexray.com/ último acesso: 07/06/2011.
Hagiescu A. Bordoloi U. D. Chakraborty S. Sampath P. Ganesan P. V. V. and Ramesh S. (2007). Performance analysis of flexray-based ecu networks. In Proceedings of the 44th ACM/IEEE Design automation conference (DAC 2007) pages 284-289. ACM. (Pubitemid 47129974)
Pop T. Pop P. Eles P. Peng Z. and Andrei A. (2008). Timing analysis of the flexray communication protocol. Real-Time Systems pages 215-325.