Controle de Interseções em Redes de Transporte com Suporte de Comunicação Veicular: uma Experimentação usando a Plataforma Arduino

  • Leonardo de A. Schmidt UFSM
  • Marcia Pasin UFSM

Resumo


Mobilidade está se tornando um problema constante nas grandes e médias cidades. No futuro, com a implementação de redes veiculares (VANETs), novas soluções poderão ser propostas para melhorar o escoamento do trânsito. Por exemplo, semáforos poderão ser automaticamente ajustados para colaborar na redução de congestionamentos. Enquanto a tecnologia de VANETs não está plenamente disponível, o uso de plataformas robóticas miniaturizadas como estratégia de validação é uma solução factível. Este artigo descreve uma solução o controle semafórico apoiada por comunicação veicular. Um semáforo virtual, implementado com o apoio de uma VANET, é usado para coordenar os fluxos de veículos concorrentes enquanto pequenos carros-robôs são usados para simular o fluxo. Os carros são equipados com placa de controle, um conjunto de sensores e com módulos de comunicação Wi-Fi. A Solução aqui descrita segue a arquitetura cliente-servidor. O semáforo virtual opera como servidor e os carros-robôs são clientes. Um cliente se comunica via Wi-Fi com o servidor para alocar um slot de tempo e espaço para a passagem de uma interseção de vias. O caráter experimental deste trabalho permite demostrar, ainda que de forma preliminar, a possibilidade do uso do suporte de rede de comunicação veicular para a implementação do semáforo virtual.

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Publicado
19/11/2019
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SCHMIDT, Leonardo de A.; PASIN, Marcia. Controle de Interseções em Redes de Transporte com Suporte de Comunicação Veicular: uma Experimentação usando a Plataforma Arduino. In: ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBESC), 9. , 2019, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 17-24. ISSN 2763-9002. DOI: https://doi.org/10.5753/sbesc_estendido.2019.8630.