Gamificando o Terminal GNU/Linux: relato de experiência de um game design

Resumo


O uso da gamificação como metodologia ativa na educação tem sido bastante discutida em pesquisas acadêmicas, as quais apresentam resultados significativamente positivos. Em vista disso, este trabalho apresenta o design de um escape room como estratégia de gamificação a fim de auxiliar no ensino do terminal GNU/Linux. A ideia surgiu a partir do entendimento de que há dificuldade de muitos usuários comuns em migrar para o GNU/Linux, exatamente por causa do terminal. Assim, o presente trabalho traz duas principais contribuições. A primeira, é um compilado de jogos e ambientes gamificados encontrados na literatura e web, cuja finalidade é a de auxiliar no aprendizado do terminal. A segunda, consiste na descrição do relato deexperiência do processo de game design da criação do escape room, o qual envolveu o uso de técnicas como SCRUM e brainstorming.
Palavras-chave: Gamificação, Escape Room, Terminal Linux, game design, experiência do usuário

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Publicado
30/09/2024
VASCONCELOS, Daniel B.; SANTOS, Andreza C.; DE BRITO, José Ruan S.; THEMOTEO, Mikael P. B.; OLIVEIRA, Victor A. P.; DE SOUSA, Ianna Maria Sodre Ferreira. Gamificando o Terminal GNU/Linux: relato de experiência de um game design. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 144-156. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240189.