Ludificação de sequência didática sobre encontros vocálicos usando os quatro pilares do Pensamento Computacional, por meio de jogos educacionais

Resumo


Estudos indicam ser importante incentivar as crianças a resolverem problemas desde cedo e exercitar o raciocínio lógico, assim a língua materna é essencial para viabilizar no processo de comunicação e interpretações de textos. Este trabalho apresenta o jogo “Avalanche Silábica”, uma proposta que visa exercitar conteúdos de encontros vocálicos, com base em uma sequência didática e estratégias de game design utilizando o Pensamento Computacional. Seguindo o modelo de Game Design Educacional, é descrito o processo de construção de uma mecânica de aprendizagem baseada nos pilares Pensamento Computacional para possibilitar uma autorregulação de aprendizagem. Testes heurísticos mostraram uma boa aceitação pelos jogadores, mas também indicaram a necessidade de ajustes no design do jogo.
Palavras-chave: Ludificação, Sequência didática, Encontro vocálicos, Pensamento Computacional, Aprendizagem multimídia

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Publicado
30/09/2024
ALVES, Cleidiana; MACENA, Jeniffer; MELO, Rafaela; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Ludificação de sequência didática sobre encontros vocálicos usando os quatro pilares do Pensamento Computacional, por meio de jogos educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 23. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 991-1002. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2024.240831.