Desenvolvimento de um AVA apoiado em Gamificação e Storytelling para o Ensino de Computação na Educação Básica via Design Science Research

  • Kleydson Beckman Barbosa UFMA
  • Claudiny P. L. Brito UFMA
  • Allan K. B. S. da Cruz UFMA / UFPI
  • Carlos de Salles S. Neto UFMA / UFPI

Resumo


Introdução: O ensino de computação na Educação Básica enfrenta desafios como a falta de engajamento e motivação dos alunos, dificuldades conceituais e formação docente limitada. A simples inserção de aulas de informática não supre as demandas da área, que requer abordagens mais ativas e contextualizadas. A gamificação surge como alternativa para tornar o aprendizado mais envolvente. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) gamificado para o ensino de computação na Educação Básica, visando aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. Metodologia ou Etapas: Adotou-se como método o Design Science Research (DSR), que orienta a criação e avaliação rigorosa de artefatos voltados à solução de problemas reais. Resultados: O resultado foi um protótipo funcional de AVA gamificado, fundamentado em uma Revisão Sistemática da Literatura e em requisitos pedagógicos e tecnológicos. O ambiente inclui trilhas de aprendizagem com storytelling, sistema de recompensas e feedback imediato, oferecendo uma experiência interativa e motivadora. A demonstração em cenários simulados e a avaliação preliminar indicam seu potencial para promover aprendizagem significativa na Educação Básica.

Palavras-chave: Computação, Educação Básica, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Gamificação, Storytelling, Design Science Research

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Publicado
30/09/2025
BARBOSA, Kleydson Beckman; BRITO, Claudiny P. L.; CRUZ, Allan K. B. S. da; S. NETO, Carlos de Salles. Desenvolvimento de um AVA apoiado em Gamificação e Storytelling para o Ensino de Computação na Educação Básica via Design Science Research. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1512-1526. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10106.