Code Royal: um jogo de tabuleiro para exercitar lógica de programação e pensamento computacional

  • Pedro Simões UEA
  • Fabrizio Honda UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Fernanda Pires UEA

Resumo


Motivação: Conforme o complemento da BNCC Computação, fazse necessário a implementação de conteúdos de computação na educação básica, como lógica de programação. Entretanto, esses conteúdos exigem um certo grau de abstração até para estudantes de ensino superior. O uso de jogos pode ser uma alternativa para tentar contornar esses obstáculos, dado seu potencial para motivar e engajar os aprendizes. Objetivo: Este trabalho propõe Code Royal: um jogo de tabuleiro para exercitar conceitos de lógica de programação e pensamento computacional. Metodologia: O jogo foi construído por meio de uma metodologia iterativa-incremental de game design educacional. Resultados: Sua avaliação deu-se por sete estudantes de computação de universidades públicas através do modelo MEEGA+, cujos resultados apontam o jogo como divertido e envolvente, junto com uma lista de ressalvas à serem corrigidas.

Palavras-chave: jogos educacionais, pensamento computacional, lógica de programação, game design educacional

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Publicado
30/09/2025
SIMÕES, Pedro; HONDA, Fabrizio; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. Code Royal: um jogo de tabuleiro para exercitar lógica de programação e pensamento computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1803-1814. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10310.