A representação da guerra pela ótica da experiência traumática em Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords

  • Jorel Musa de Noronha Lemes PUC-MG
  • Rafael Licinio Tavares PUC-MG

Resumo


A guerra está presente com frequência em jogos digitais, contextualizando o gameplay e os eventos retratados. Contudo, os jogos de guerra mainstream comumente sanitizam a guerra e a violência, e conflitos são interpretados a partir dos temas do triunfo e heroísmo. Neste artigo, é analisada a abordagem ao trauma e à guerra exercida pelo jogo Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords (TSL), com o objetivo de apresentar uma interpretação alternativa destes fenômenos entre jogos digitais. TSL traz os traumas da guerra à tona em toda oportunidade, usando de dois conflitos fictícios que antecipam seu enredo – as Guerras Mandalorianas e a Guerra Civil Jedi – para dar vida aos ambientes, personagens, e a própria narrativa. Neste jogo, o passado está fortementepresente e os traumas dos personagens, e até de planetas, são transmitidos a partir da mecânica de diálogo. Portanto, ao dar um protagonismo às experiências traumáticas, TSL abre espaço para a reflexão crítica do fenômeno da guerra, culminando em uma experiência que é mais sobre a superação de traumas do que o triunfo em conflitos armados.
Palavras-chave: Trauma, Guerra, The Sith Lords, Jogos de Guerra

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Publicado
18/10/2021
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LEMES, Jorel Musa de Noronha; TAVARES, Rafael Licinio. A representação da guerra pela ótica da experiência traumática em Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 20-29. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19621.