Guiando com uma mão invisível: Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada

  • Josué Pedro Soares UFMG
  • Rosilane Ribeiro da Mota UFMG

Resumo


Este artigo analisa um subgênero específico de jogos, o Metroidvania. Jogos encapsulados por este subgênero são caracterizados por um mapa interconectado, progressão não linear e obstáculos que são ultrapassados por habilidades de personagem. Metroidvanias colocam o jogador no comando da progressão do jogo, dando a ele agência na decisão de onde ir e elevando a sensação de exploração e descoberta. O artigo explora uma pequena seleção de jogos do subgênero, para entender que elementos compõem estes jogos e que conceitos os desenvolvedores destes jogos usam para guiar o jogador de forma indireta, a fim de não tirar a agência dele.
Palavras-chave: metroidvania, plataforma, progressão, exploração, não-linear, subgênero

Referências

J. Parish. “Castlevania: Symphony of the Night Deep Dive, Part 3: The Metroidvania Lie.” USgamer.net. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

J. Parish. “The Metroid Legacy.” 1Up.com. http://www.1up.com/features/the-metroid-legacy.html (Acesso em: 4 Dez. 2019).

V. Mikhov. “On metroidvanias.” https://sqncbrk.com/metroidvanias (Acesso em: 4 Dez. 2019).

C. Nutt. “The undying allure of the Metroidvania.” Gamasutra. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

Platform Adventure. https://platformadventure.weebly.com (Acesso em: 4 Dez. 2019).

M. Brown. Boss Keys - The World Design of Metroid 1 and Zero Mission. (31 Jul. 2018). Acesso em: 4 Dez. 2019. [Vídeo Online]. Disponível em: https://youtu.be/kUT60DKaEGc

M. Brown. Boss Keys - The World Design of Super Metroid. (3 Set. 2018). Acesso em: 4 Dez. 2019. [Vídeo Online]. Disponível em: https://youtu.be/nn2MXwplMZA

M. Brown. Boss Keys - The World Design of Castlevania: Symphony of the Night Youtube. (15 Nov. 2018). Acesso em: 4 Dez. 2019. [Vídeo Online]. Disponível em: https://youtu.be/a1hHOVIkrcc

M. Brown. Boss Keys - The World Design of Hollow Knight. (31 Out. 2019). Acesso em: 4 Dez. 2019. [Vídeo Online]. Disponível em: https://youtu.be/7ITtPPE-pXE

GDC. There and Back Again: Koji Igarashi 's Metroidvania Tale (English Translation). (8 Abr. 2016). Acesso em: 4 Dez. 2019. [Vídeo Online]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gLyjAWYK2Kg

T. Wahlberg, "Blockades in the Metroidvania genre of games: A examination of backtracking," B.S. Thesis, Game Des. Dept., Uppsala Univ., Uppsala, Uppland, Suécia. 2015. [Online]. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:862195/ATTACHMENT01.pdf

J. Bycer. "The Foundation of Metroidvania Design." Gamasutra. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

J. Bycer. "Making Sense of Metroidvania Game Design." Gamasutra. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

C. Nutt. "Castlevania's Koji Igarashi offers advice to today's Metroidvania devs." Gamasutra. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

A. Wawro. "How the Hollow Knight devs mapped out their 'Metroidvania." Gamasutra. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

A. Webster. "The Enduring Influence of Metroid." The Verge. https://www.theverge.com/2017/9/14/16303016/metroid-nintendo-influence-legacy. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

R. Frushstick. "Modern Metroidvanias: How Dead Cells and Hollow Knight elevated a genre." Polygon. [link]. (Acesso em: 4 Dez. 2019).

D. Milner. "The Making of Hollow Knight." Game Informer. https://www.gameinformer.com/2018/10/16/the-making-of-hollow-knight (Acesso em: 4 Dez. 2019)

Super Metroid randomizer portal door guide. [link]. (Acesso em: 24 Out. 2020).

Metroid. (1986). Nintendo. [Nintendo Entertainment System].

Metroid II: Return of Samus. (1991). Nintendo. [Game Boy].

Super Metroid (1994). Nintendo. [SNES].

Castlevania: Symphony of the Night. (1997). Konami. [Playstation].

Hollow Knight. (2017). Team Cherry. [Steam, Nintendo Switch].

Iconoclasts. (2018). Bifrost Entertainment. [Steam]

Bioshock 2. (2010). 2K Games. [Playstation 3, Xbox 260, Steam].

Assassins Creed: Odyssey. (2018). Ubisoft. [Playstation 4, Xbox One, Steam]
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Josué Pedro; DA MOTA, Rosilane Ribeiro. Guiando com uma mão invisível: Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 96-105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19629.