Guiando com uma mão invisível: Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada

  • Josué Pedro Soares UFMG
  • Rosilane Ribeiro da Mota UFMG

Resumo


Este artigo analisa um subgênero específico de jogos, o Metroidvania. Jogos encapsulados por este subgênero são caracterizados por um mapa interconectado, progressão não linear e obstáculos que são ultrapassados por habilidades de personagem. Metroidvanias colocam o jogador no comando da progressão do jogo, dando a ele agência na decisão de onde ir e elevando a sensação de exploração e descoberta. O artigo explora uma pequena seleção de jogos do subgênero, para entender que elementos compõem estes jogos e que conceitos os desenvolvedores destes jogos usam para guiar o jogador de forma indireta, a fim de não tirar a agência dele.
Palavras-chave: metroidvania, plataforma, progressão, exploração, não-linear, subgênero

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Publicado
18/10/2021
SOARES, Josué Pedro; DA MOTA, Rosilane Ribeiro. Guiando com uma mão invisível: Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 96-105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19629.