Proposta de metodologia para a criação de cenários 3D para jogos digitais

  • Jório Vinícius Sousa Matos Universidade Federal do Ceará
  • George Allan Menezes Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Antônio José Melo Leite Júnior Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo Universidade Federal do Ceará
  • Natal Anacleto Chicca Junior Universidade Federal do Ceará

Resumo


Apesar da quantidade relevante de conteúdo disponibilizado na literatura nos últimos anos sobre a criação de cenários 3D, ainda não é tão comum encontrar trabalhos científicos em livros ou produções acadêmicas que abordem metodologias voltadas à algumas etapas específicas desse processo de criação. Desta forma, o presente artigo busca aproximar a produção acadêmica com o que é realizado na indústria de jogos através de uma proposta de metodologia para a criação de cenários 3D. Ela foi desenvolvida a partir de uma análise de diferentes métodos de criação de mundos voltados para jogos digitais. O intuito da proposição é chegar a um formato de produção mais abrangente e eficiente, capaz de contemplar desde a concepção do cenário a ser criado até sua produção completa. Para validação, é apresentado um estudo de caso que consiste na aplicação da metodologia proposta na criação de um cenário 3D.

Palavras-chave: Metodologia, Cenários 3D, Jogos Digitais

Referências

L. Oravakangas, “Game Environment Creation: Efficient and Optimized Working Methods”. 2015. 127f. Bachelor thesis, Kajaanin Ammattikor-keakoulo, University of Applied Sciences.

E. Adams, “Fundamentals of Game Design”, 3a edição. California: New Riders, 2014.

T. Meigs, “The Ultimate Game Design: building game worlds”. California: McGraw-Hill/Osborne, 2003.

A. Bobany, “Videogame Arte”. São Paulo: Novas Idéias, 2008.

J. Schell, “The Art of Game Design”. Massachusetts: Morgan Kaufmann: 2008.

B. M. de La Plata, “3D Modeling Optimization for Multimedia Production”. 2013. 51f. Bachelor thesis, Helsinki Metropolia, University of Applied Sciences.

I. Takashi; S. Shingo, “Understanding Christopher Alexander’s fifteen properties via visualization and analysis”. Disponível em: http://web.sfc.keio.ac.jp/~iba/papers/PURPLSOC14_Properties.pdf. Acesso em: 09 abr. 2019.

B. Recktenwald, “Designing a Modular Environment Using Unreal”. Disponível em: https://www.artstationmasterclasses.com/. Acesso em: 05 ago. 2018.

Bungie, “Destiny - Building a Brave New World (GDC Presentation)”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZiDbv7nftM8&t=3167s. Acesso em 25 jan. 2019.

T.Bratincevic,“3DIllustrationandEnvironmentModelingWorkflows”. Disponível em: https://www.artstationmasterclasses.com/. Acesso em: 07 agos. 2018.

S. Gaal, “Creating An Italian Alley Environment with UE4”. Portal 80 Level, 17/04/2019. Disponível em: https://80.lv/articles/creating-an-italian-alley-environment-with-ue4/. Acesso em: 12 abr. 2019.

D. Arceta. “Environment Production for Anthem”. Portal 80 Level, 28/03/2019. Dispon ??vel em: https://80.lv/articles/environment-production-for-anthem/. Acesso em: 14 abr. 2019.

A. Kolyasa; M. KASSIKHIN, “Environment Building in Unigine”. Portal 80 Level, 04/02/2019. Disponível em: https://80.lv/articles/building-racers-shelter-in-unigine-001agt-002mrs-003qxl/. Acesso em: 17 abr. 2019.

L. Durand, “Environment Design for AAA Games with Laurie Durand”. Portal 80 Level, 10/01/2019. Disponível em: https://80.lv/articles/environment-design-for-aaa-games-with-laurie-durand/. Acesso em: 18 abr. 2019.

Allegorithmic. “Substance Designer”. Disponível em: https://www.allegorithmic.com/products/substance-designer. Acesso em: 15 set. 2018.

Autodesk. “3ds Max”. Disponível em: https://www.autodesk.eu/products/3ds-max/overview. Acesso em: 15 set. 2018.

Autodesk. “Maya”. Disponível https://www.autodesk.eu/products/maya/overview. Acesso em: 15 set. 2018.

Epic Games. “Unreal Engine 4”. Disponível em: https://www.unrealengine.com/en-US/what-is-unreal-engine-4. Acesso em: 15 set. 2018.

GDC. “Game Developers Conference”. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC0JB7TSe49lg56u6qH8yMQ. Acesso em: 29 ago. 2018.

Gnomon. “The Gnomon Workshops”. Disponível em: https://www.thegnomonworkshop.com/. Acesso em: 29 ago. 2018.

Pixologic. “Zbrush”. Disponível em: http://pixologic.com/features/. Acesso em: 15 set. 2018.

Allegorithmic. “Substance Share”. Disponível em https://share.substance3d.com/libraries?bytag=scifi. Acesso em: 01 maio 2019.

Autodesk. “3ds Max learning center”. Portal Autodesk. Disponível em: http://help.autodesk.com/view/3DSMAX/2019/ENU/. Acesso em: 18 abr. 2019.

Epic Games. “Unreal Engine 4 documentation”. Portal Unreal Engine. Disponível: https://docs.unrealengine.com/en-US/index.html. Acesso em: 18 maio 2019.

Allegorithmic. “Substance Designer User Guide”. Portal Allegorithmic. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 maio 2019.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MATOS, Jório Vinícius Sousa; GOMES, George Allan Menezes; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; CARMO, Rafael Augusto Ferreira do; CHICCA JUNIOR, Natal Anacleto. Proposta de metodologia para a criação de cenários 3D para jogos digitais. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 182-190. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19638.