Proposta de metodologia para a criação de cenários 3D para jogos digitais

  • Jório Vinícius Sousa Matos Universidade Federal do Ceará
  • George Allan Menezes Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Antônio José Melo Leite Júnior Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo Universidade Federal do Ceará
  • Natal Anacleto Chicca Junior Universidade Federal do Ceará

Resumo


Apesar da quantidade relevante de conteúdo disponibilizado na literatura nos últimos anos sobre a criação de cenários 3D, ainda não é tão comum encontrar trabalhos científicos em livros ou produções acadêmicas que abordem metodologias voltadas à algumas etapas específicas desse processo de criação. Desta forma, o presente artigo busca aproximar a produção acadêmica com o que é realizado na indústria de jogos através de uma proposta de metodologia para a criação de cenários 3D. Ela foi desenvolvida a partir de uma análise de diferentes métodos de criação de mundos voltados para jogos digitais. O intuito da proposição é chegar a um formato de produção mais abrangente e eficiente, capaz de contemplar desde a concepção do cenário a ser criado até sua produção completa. Para validação, é apresentado um estudo de caso que consiste na aplicação da metodologia proposta na criação de um cenário 3D.

Palavras-chave: Metodologia, Cenários 3D, Jogos Digitais

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Publicado
18/10/2021
MATOS, Jório Vinícius Sousa; GOMES, George Allan Menezes; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; CARMO, Rafael Augusto Ferreira do; CHICCA JUNIOR, Natal Anacleto. Proposta de metodologia para a criação de cenários 3D para jogos digitais. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 182-190. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19638.