Técnicas de design de jogos, saúde e IoT: Uma análise de um jogo autoral aplicado para o autocuidado da hipertensão

  • Saulo Soares de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Luma Wanderley de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Sérgio Teixeira de Carvalho Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Silvana Lima Vieira dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo


Jogos em saúde têm sido cada vez mais investigados como uma alternativa para dar suporte aos profissionais da saúde e população em geral. Este artigo trata da análise de um jogo autoral, que tem como objetivo o aumento do engajamento de pacientes acometidos com hipertensão com o seu tratamento médico, por meio da utilização do framework Tétrade Elemental. Como diferencial, o Salus Ciber Ludens (SCL) utiliza de caraterísticas e conceitos de Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) para realizar a medição de dados dos pacientes, fazendo com que sua casa se torne também um espaço de jogabilidade. Através da divisão dos componentes desenvolvidos no jogo perante os 4 (quatro) elementos da Tétrade, foi realizada uma análise para avaliar se eles colaboram entre si para promover a experiência de usuário desejada, além de expor a necessidade de melhorias.

Palavras-chave: Jogo aplicado, jogo sério, hipertensão, tétrade elemental, internet das coisas

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Publicado
18/10/2021
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OLIVEIRA, Saulo Soares de; OLIVEIRA, Luma Wanderley de; CARVALHO, Sérgio Teixeira de; DOS SANTOS, Silvana Lima Vieira. Técnicas de design de jogos, saúde e IoT: Uma análise de um jogo autoral aplicado para o autocuidado da hipertensão. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 228-237. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19643.