Estudo de clima musical como elemento de imersão no game

  • Vanessa Andrade Pereira UNIFESP
  • Joás Gonçalves Sanches UNIFESP

Resumo


Este trabalho visa descrever o processo de criação de músicas e efeitos sonoros para um jogo educativo. Trata-se do jogo “Qual é o Animal”, um projeto de extensão feito pelo Centro de Estudos em Games e Internet (CEGI). O objetivo principal consiste em exemplificar a importância da análise de clima (mood) e como isso afeta a disposição dos sons, potencializando a imersão e coerência narrativa no jogo. Os referenciais teóricos utilizados da área de game design são: Rogers [1], Schell [2], Novak [3], Schuytema [4]; e de clima musical, Sweet [5]. A pesquisa exploratória feita – através da aplicação de um teste piloto (com formulário eletrônico), acerca das percepções dos usuários sobre a música, demonstrou que o clima musical estava em conformidade com a narrativa do game.

Palavras-chave: clima (mood), música, games, gamedesign, imersão

Referências

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Publicado
18/10/2021
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PEREIRA, Vanessa Andrade; SANCHES, Joás Gonçalves. Estudo de clima musical como elemento de imersão no game. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 289-292. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19653.