Aplicação dos Elementos de Gamificação para Resolução dos Problemas de Melhoria do Processo de Software no Contexto de Ensino e Aprendizagem

  • Elziane Monteiro Soares Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo


A literatura define a Melhoria do Processo de Software (MPS) como a abordagem fundamental para melhorar produtos de software em organizações de desenvolvimento de software. Nesse contexto, estudos relatam diversos problemas e dificuldades que as organizações enfrentam durantes as implementações das melhorias. Apesar de haver estudos que abordam os problemas evidenciados nos programas de melhorias, poucos trabalhos ainda buscam identificar práticas no sentido de mitigar os efeitos negativos dos fatores críticos. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever, de forma estruturada e lúdica, uma dinâmica de aplicação dos elementos da gamificação em um contexto de MPS, com as devidas especificações de procedimentos e recursos necessários, adequados ao tratamento dos problemas ou dificuldades recorrentes nas implementações de melhorias. Ressalta-se que a dinâmica pode ser desenvolvida nas organizações independentemente do modelo ou padrão de melhoria almejado, uma vez que foi elaborado em relação às problemáticas comuns vivenciadas e identificadas no cenário de implementações de MPS.

Palavras-chave: melhoria de processo de software, gamificação, problemas e dificuldades, ensino e aprendizagem

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Publicado
18/10/2021
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SOARES, Elziane Monteiro; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra. Aplicação dos Elementos de Gamificação para Resolução dos Problemas de Melhoria do Processo de Software no Contexto de Ensino e Aprendizagem. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 379-388. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19670.