Avaliação de um protótipo de um jogo digital para alfabetização de crianças surdas

  • Ramon Lima e Meira Universidade Federal da Bahia
  • Diego Zabot Universidade Federal da Bahia
  • Ecivaldo de Souza Matos Universidade Federal da Bahia

Resumo


Desenvolver tecnologias para o público-alvo de crianças surdas traz desafios inerentes às particularidades delas, bem como desafios aos meios de avaliação dessas tecnologias desenvolvidas. Mesmo protótipos produzidos por meio de processos colaborativos de design necessitam de avaliação da adequação à proposta original e ao público-alvo. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados do processo de avaliação preditiva de um protótipo de um jogo educacional, projetado por e para crianças surdas. A avaliação preditiva foi realizada com a técnica de avaliação com heurísticas. Foi assim possível identificar as funcionalidades necessárias a serem implementadas para finalização do jogo.

Palavras-chave: games, crianças surdas, heurísticas, avaliação de usabilidade

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Publicado
18/10/2021
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LIMA E MEIRA, Ramon; ZABOT, Diego; MATOS, Ecivaldo de Souza. Avaliação de um protótipo de um jogo digital para alfabetização de crianças surdas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 398-406. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19672.