Inclusão das Avaliações Formativa e Somativa no Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educacional: Um Estudo de Caso no Projeto do Jogo Castaways

  • Henrique Cristovão de Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maurílio Martins Campano Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alan Salvany Felinto Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo


Jogos educacionais são ferramentas de ensino que proporcionam uma alternativa lúdica e interativa de transmitir um conteúdo pedagógico específico. A maioria dos métodos de avaliação são realizados posteriormente ao contato do aluno com a ferramenta. Este artigo visa incluir diretrizes de avaliação formativa e somativa de aprendizagem durante o processo de desenvolvimento de jogos educacionais, a fim de avaliar aspectos pedagógicos, de forma quantitativa e qualitativa, durante a experiência do usuário com o jogo. As diretrizes de avaliação foram aplicadas no projeto do jogo Castaways, que aborda a matéria de Linguagens Formais e Autômatos, mais especificamente, Linguagens Regulares e Autômatos Finitos Determinísticos.

Palavras-chave: Jogos educacionais, avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação somativa, linguagens formais e autômatos, avaliação de aprendizagem, desenvolvimento de jogos

Referências

L. M. R. Tarouco, L. C. Roland, M.-C. J. M. Fabre, and M. L. P. Konrath, “Jogos educacionais,” RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS, 2004.

G. Petri, C. G. von Wangenheim, and A. F. Borgatto, “Evolução de um modelo de avaliação de jogos para o ensino de computação,” in Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação, SBC, 2017.

R. Savi, C. Wangenheim, and A. Borgatto, “Um modelo de avaliação de jogos educacionais na engenharia de software,” Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2011), São Paulo, 2011.

R. Savi, C. G. Von Wangenheim, V. Ulbricht, and T. Vanzin, “Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais,” RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 8, no. 3, 2010.

R. Oliveira, G. Belarmino, C. Rodriguez, D. Goya, M. F. Venero, A. O. Junior, and R. V. da Rocha, “Avaliações em jogos educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos,” in Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informatica na Educação-SBIE), vol. 30, p. 972, 2019.

I. de Jesus Coutinho and L. Alves, “Avaliacão de jogos digitais com finalidade educativa: contruibuição aos professores,” HIPERTEXTUS, vol. Volume 15, 10 2016.

I. O. for Standardization (ISO), “Iso/iec 25000: 2014 systems and software engineering — systems and software quality requirements and evaluation (square) — guide to square,” 2014.

S. L. Freitas, M. G. N. da Costa, and F. A. de Miranda, “Avaliaçã educacional: formas de uso na pratica pedagógica,” Revista Meta: Avaliação, vol. 6, no. 16, pp. 85–98, 2014.

K. Cox, B. W. Imrie, and A. Miller, Student assessment in higher education: a handbook for assessing performance. Routledge, 2014.

G. G. de Araujo and E. H. d. S. Aranha, “Avaliação formativa da aprendizagem com instrumentação em jogos digitais: Proposta de um framework conceitual,” in Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 2, 2013.

M. A. d. U. CINTRA, “Aprendizagem de matemática utilizando jogos digitais e avaliação formativa,” Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema). Instituto Federal de São Paulo - Caraguatatuba, SP, 2013.

H. P. Junior and C. Menezes, “Modelo para um framework computacional para avaliação formativa da aprendizagem em jogos digitais,” XIV Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital SBGames, Trilha da Cultura, Teresina, pp. 819–828, 2015.

J. Novak, “Desenvolvimento de games,” São Paulo: Cengage Learning, pp. 354–355, 2010.

A. C. GALHARDI and M. M. d. AZEVEDO, “Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de bloom,” in Anais do VII Workshop Pos-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, São Paulo, vol. 1, pp. 237–247, 2013.

D. L. Moody and G. Sindre, “Evaluating the effectiveness of learning interventions: an information systems case study,” ECIS Proceedings, 2003.

E. Victal and C. Menezes, “Avaliação para aprendizagem baseada em jogos: Proposta de um framework,” XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pp. 970–977, 2015.

IEEEXplore, “Ieee xplore,” 2020. Acessado em novembro de 2020.

“Google acadêmico,” 2020. Acessado em novembro de 2020.

“Scielo - scientific eletronic library online,” 2020. Acessado em novembro de 2020.

“Science direct,” 2020. Acessado em novembro de 2020.

L. Leite, M. A. Sibaldo, T. de Carvalho, and R. de Souza, “Montanha de chomsky: jogo tutor para auxílio no ensino de teoria da computação,” in Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pp. 110–119, SBC, 2014.

C. Alonso-Fernández, A. R. Cano, A. Calvo-Morata, M. Freire, I. Martínez-Ortiz, and B. Fernandez-Manjón, “Lessons learned applying learning analytics to assess serious games,” Computers in Human Behavior, vol. 99, pp. 301–309, 2019.

N. J. Vieira, Introdução aos Fundamentos da Computação. Pioneira Thomson Learning, 2006.

P. B. Menezes, Linguagens Formais e Autômatos. 6ª edição. Ed. Artmed., 2011.

M. Kavakli, J. R. Thorne, et al., “A usability study of input devices on measuring user performance in computer games,” in Proceedings of First International Conference on Information Technology and Applications, pp. 291–295, 2002.

C. S. Loh and Y. Sheng, “Measuring expert performance for serious games analytics: From data to insights,” in Serious Games Analytics, pp. 101–134, Springer, 2015.

T. A. Menezes, P. B.and Divertio, Teoria da Computação: Máquinas Universais e Computabilidade. 3ª edição Bookman, 2011.

M. Sipser, Introdução à Teoria da Computação. ed. Cengage Learning, 2007.

J. E. Hopcroft, J. D. Ullman, and R. Motwani, Introduçã à Teoria de Autômatos, Linguagens e Computação. Ed.Campus, 2002.
Publicado
18/10/2021
SOUZA, Henrique Cristovão de; JUNIOR, Maurílio Martins Campano; FELINTO, Alan Salvany. Inclusão das Avaliações Formativa e Somativa no Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educacional: Um Estudo de Caso no Projeto do Jogo Castaways. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 445-454. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19677.