Inclusão das Avaliações Formativa e Somativa no Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educacional: Um Estudo de Caso no Projeto do Jogo Castaways

  • Henrique Cristovão de Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maurílio Martins Campano Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alan Salvany Felinto Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo


Jogos educacionais são ferramentas de ensino que proporcionam uma alternativa lúdica e interativa de transmitir um conteúdo pedagógico específico. A maioria dos métodos de avaliação são realizados posteriormente ao contato do aluno com a ferramenta. Este artigo visa incluir diretrizes de avaliação formativa e somativa de aprendizagem durante o processo de desenvolvimento de jogos educacionais, a fim de avaliar aspectos pedagógicos, de forma quantitativa e qualitativa, durante a experiência do usuário com o jogo. As diretrizes de avaliação foram aplicadas no projeto do jogo Castaways, que aborda a matéria de Linguagens Formais e Autômatos, mais especificamente, Linguagens Regulares e Autômatos Finitos Determinísticos.

Palavras-chave: Jogos educacionais, avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação somativa, linguagens formais e autômatos, avaliação de aprendizagem, desenvolvimento de jogos

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Publicado
18/10/2021
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SOUZA, Henrique Cristovão de; JUNIOR, Maurílio Martins Campano; FELINTO, Alan Salvany. Inclusão das Avaliações Formativa e Somativa no Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educacional: Um Estudo de Caso no Projeto do Jogo Castaways. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 445-454. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19677.