Jogos Educativos no Ensino de Autômato Finito Determinístico: Um Estudo de Caso com o Jogo A Factory Disaster

Resumo


O uso de jogos no ensino pode favorecer o aprendizado, uma vez que o caráter lúdico tende a estimular e melhorar a concentração e percepção dos alunos. Na área da Ciência da Computação o uso de jogos é frequente em diferentes tópicos, no entanto, em Linguagens Formais e Autômatos isso não é comum, dada a natureza teórica e abstrata de seus conceitos. Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de um jogo voltado ao ensino de conceitos de Autômato Finito Determinístico, ao mesmo tempo em que entretém o usuário. O jogo segue a ideia de um escape room no qual o jogador tem que achar os recursos necessários para escapar das salas. Como forma de avaliar a qualidade do jogo foi utilizado o Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Educativos (IAQJEd) com 16 participantes. O resultado obtido foi satisfatório, indicando que o jogo tem boa qualidade para finalidade de ensino.

Palavras-chave: Jogos educativos, ensino de linguagens formais e autômatos, autômato finito determinístico

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Publicado
18/10/2021
CARVALHO, Fernando Eugênio A.; CAMPANO JUNIOR, Maurílio M.; COSTA, Yandre M. G.. Jogos Educativos no Ensino de Autômato Finito Determinístico: Um Estudo de Caso com o Jogo A Factory Disaster. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 472-478. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19680.