Melodia: Um Jogo Sério para o Ensino Inicial de Teoria Musical a Pessoas com Deficiência Intelectual

  • Mariana de Carvalho Oliveira Pino Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) http://orcid.org/0000-0002-0194-7381
  • Marcelo Vassoler Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Simone Nasser Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Helyane Bronoski Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Rui Pedro Lopes Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Resumo


A música é uma das artes mais antigas e é capa de auxiliar o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo. O uso da música para pessoas com transtornos de desenvolvimento como a deficiência intelectual (DI) pode trazer benefícios, como o aumento de atenção, concentração e criatividade. Considerando as vantagens do uso da música para pessoas com DI, este trabalho apresenta um jogo sério a fim de contribuir para a iniciação de aprendizagem da teoria da música para alunos com DI por meio de um ensino remoto. O jogo foi nomeado de Melodia porque representa uma sequência de notas que formam um tema sonoro. Para avaliar a aquisição de conhecimento do aluno é aplicado um questionário inicial, a variação do Teste de Atenção por Cancelamento em duas fases do jogo e um questionário após a realização de todos os desafios.

Palavras-chave: Teoria Musical, Jogo Sério, Deficiente Intelectual

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Publicado
18/10/2021
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PINO, Mariana de Carvalho Oliveira; DIAS, Marcelo Vassoler; MATOS, Simone Nasser; BORGES, Helyane Bronoski; LOPES, Rui Pedro. Melodia: Um Jogo Sério para o Ensino Inicial de Teoria Musical a Pessoas com Deficiência Intelectual. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 529-538. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19686.