Projeto de uma Plataforma Multimodal de Jogos Sérios para Auxílio a Terapia para Autistas

Resumo


A tecnologia pode aumentar a eficácia das intervenções terapêuticas tradicionais para indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). No entanto, a terapia pode ser estressante e, portanto, intervenções baseadas em tecnologia que incorporam o monitoramento do estado emocional do usuário durante o uso é uma característica interessante. Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma plataforma digital no formato Arcade capaz de capturar a frequência cardíaca por meio de um sensor óptico não invasivo embutido em um joystick. Um jogo sério foi desenvolvido para testar o sinal da frequência cardíaca como um parâmetro do jogo para evitar o estresse do jogador em desafios que exigem destreza óculo-manual. A frequência cardíaca foi integrada aos parâmetros do jogo controlando o tempo de duração do jogo. O hardware e software do projeto foram avaliados por especialistas e interessados na área de TEA, resultando em uma avaliação favorável e que mostra a importância de plataformas atraentes e multimodais para este público.

Palavras-chave: Autismo, Jogos Sérios, Sistemas Multimodal

Referências

Center for Disease Control and Prevention (CDC). “Data & statistics on autism spectrum disorder,” Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Acesso em: 09 de setembro de 2020.

C. Oliveira. “Um Retrato do Autismo no Brasil,” Revista Espaço Aberto, ed. 170, 6 de abril. São Paulo, Brasil, 2016.

APA-American Psychiatric Association. “DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais,” in Artmed Editora, 2014.

Z. Warren et al., “A Systematic Review of Early Intensive Intervention for Autism Spectrum Disorders,” In Pediatrics, vol. 127, no. 5, pp. e1312 e e1322, May 2011.

M. Heimann, K. Nelson, T. Tjus e C. Gillberg, “Increasing reading and communication skills in children with autism through an interactive multimedia computer program,” In Journal of Autism and Developmental Disorders, vol. 25, no. 5, pp. 459–480, 1995.

J. Munson e P. Pasqual, “Using technology in autism research: the promise and the perils,” In Computer, vol.45, no. 6, pp. 89-91, 2012.

T. G. Filho. “Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos,” Em: C.R.M. Giroto R.B. Poker, S. Omote. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Cultura Acadêmica, Marília-SP, pp. 65-92, 2012.

J. Alvarez e D. Djaouti, “An introduction to Serious Game Definitions and Concepts,” In Proceedings of the Serious Games & Simulation for Risks Management Workshop, pp. 11-15, 2011.

E. H. Farias, M. da Silva Hounsell, L. B. Blume, F. R. Ott, e F. V. P. Cordovil. “Moviletrando: Jogo de movimentos para alfabetizar crianças com down,” Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 24, No. 1, p. 316, 2013.

A. M. Santos et al., “I Blue It: Um Jogo Sério para auxiliar na Reabilitação Respiratória,” In Proceedings of XVII SBGames, pp. 179-188, 2018.

C. Liu, P. Agrawal, N. Sarkar e S. Chen, “Dynamic Difficulty Adjustment in Computer Games Through Real-Time Anxiety-Based Affective Feedback,” In International Journal of Human-Computer Interaction, vol. 25, no. 6, pp. 506-529, 2009.

J. T. C. Néry et al., “Jogos Sérios Multimodais para a Saúde: Um Mapeamento Sistemático da Literatura,” In Proceedings of XVIII SBGames, pp. 198-206, 2019.

D. Krantz, S. Manuck, “Acute psychophysiologic reactivity and risk of cardiovascular disease: A review and methodologic critique,” In Psychol Bull, vol. 96, no. 3, pp. 435-64, 1984.

D. Loures et al., “Estresse Mental e Sistema Cardiovascular,” Arq. Bras. Cardiol., vol. 78, no. 5, pp. 525-530, 2002.

A. Posar, P. Visconti, “Sensory abnormalities in children with autism spectrum disorder,” J Pediatr (Rio J), vol. 94, no. 4, pp. 342-50, 2018.

K. Petersen, R. Feldt, S. Mujtaba e M. Mattsson, “Systematic mapping studies in software engineering,” In Ease, vol. 8, 2008, pp. 68–77.

D. Buchinger, G. A. S. Cavalcanti, M. da S. Hounsell, “Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa,” Revista Brasileira de Computação Aplicada, v.6, n.1, p.108–120, 2014.

J. Fan et al., “EEG-Based Affect and Workload Recognition in a Virtual Driving Environment for ASD Intervention,” In IEEE Transactions on Biomedical Engineering, vol. 65, no. 1, pp. 43-51, 2018.

S. Kuriakose e U. Lahirir, “Design of a Physiology-Sensitive VRBased Social Communication Platform for Children with Autism,” In IEEE Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering, vol. 25, no. 8, pp. 1180-1191, 2017.

Y. Li et al., “Using Physiological Signal Analysis to Design Affective VR Games,” In IEEE ISSPIT, Abu Dhabi, United Arab Emirates, pp. 57-62, 2015.

Z. Cheng et al., “An EEG-based Adaptive Training System for ASD Children,” In UIST’17, pp. 197-199, 2017.

E. Bekele et al. “Multimodal Adaptive Social Interaction in Virtual Environment (MASIVR) for children with Autism Spectrum Disorders (ASD),” In IEEE Virtual Reality Conference, pp. 121-130, 2016.

F. Anderson et al. “Virtual Equine Assisted Therapy,” In IEEE Virtual Reality Conference, pp. 255-256, 2010.

S. Kuriakose e U. Lahiri, “Understanding the Psycho- Physiological Implications of Interaction with a Virtual Reality-Based System in Adolescents with Autism: A Feasibility Study,” In IEEE Transactions on neural systems and rehabilitation engineering, vol. 23, no. 4, pp. 665-675, 2015.

B. Hamadicharef e M. Xu, “Brain-Computer Interface (BCI) based Musical Composition,” In International Conference on Cyberworlds, pp. 282-286, 2010.

P. Bacchini, et al, “Developing an Affective Point-of-Care Technology,” In IEEE Symposium on Computational Intelligence in Healthcare and e-health, pp. 77- 84, 2014.

K. Shelley e S. Shelley, “Pulse Oximeter Waveform: Photoelectric Plethysmography, in Clinical Monitoring,” Carol Lake, R. Hines e C. Blitt, Eds.: W.B. Saunders Company, 2001, pp. 420-428.

World Famous Electronics llc, “Pulsesensor datasheet,” Disponível em: [link]. Acesso em: 09 de setembro de 2020.

A. Esteves et al., “Força de preensão, lateralidade, sexo e características antropométricas da mão de crianças em idade escolar,” Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, vol. 7, no. 2, pp. 69-75, 2005.

S. F. Barret, “Arduino Microcontroller Processing for Everyone!,” 3rd ed., Morgan & Claypool, 2013, pp. 1-2.

Raspberry Pi Foundation, “About Raspberry,” Disponível em: https://www.raspberrypi.org. Acesso em: 26 de setembro de 2020.

S. Fleming et al., “Normal ranges of heart rate and respiratory rate in children from birth to 18 years of age: a systematic review of observational studies,” In Lancet., vol. 377, no. 9770, pp. 1011-1018, 2011.

K. Ament et al., “Evidence for specificity of motor impairments in catching and balance in children with autism,” In J Autism Dev Disord., vol. 45, no. 3, pp. 742-51, 2015.

A. B. Trindade et al., “Avaliação de Plataforma Multimodal de Jogos Sérios para Auxílio a Terapia para Autistas,” Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, trilha 2, 2021.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
TRINDADE, André Bonetto; JERONIMO, Joice Luiz; HOUNSELL, Marcelo da Silva; FAUST, Rafael Gomes. Projeto de uma Plataforma Multimodal de Jogos Sérios para Auxílio a Terapia para Autistas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 574-581. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19691.