Transdisciplinaridade na criação de jogos digitais por crianças na escola
Resumo
A criação de jogos digitais como possibilidade de uma abordagem pedagógica transdisciplinar é discutida neste artigo. Apresenta-se um relato de experiência de criação de um jogo digital por crianças do ensino fundamental, mediadas por professores e acadêmicos do ensino superior. A pesquisa realizada em uma escola da rede municipal de Itajaí - SC, envolveu 25 crianças do 4º ano, dentre elas, três com deficiência. A metodologia de abordagem qualitativa é baseada no Design Based Research e na aplicação do framework “Eu fiz meu game”, e contou com a realização de oficinas semanais de criação de jogos na escola, num período de oito meses. Os resultados revelam o potencial de uma aprendizagem por resolução de problemas, as possibilidades de aplicação de conhecimentos de diversificadas áreas e o desenvolvimento de competências e habilidades favorecidas pelo trabalho coletivo e colaborativo entre crianças, acadêmicos e professores.
Palavras-chave:
colaboração, coletividade, deficiência, educação, criatividade
Referências
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Publicado
18/10/2021
Como Citar
ALVES, Adriana Gomes; MAGAGNIN, Nicole Migliorini.
Transdisciplinaridade na criação de jogos digitais por crianças na escola. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 592-599.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19693.