TURISTA DO TEMPO: Um jogo sério para o ensino da história do Rio Grande do Norte

  • José Alyson Bezerra Santos IFRN
  • Jobel de Araújo Souza Filho IFRN
  • Luiz Fernando Virgínio da Silva IFRN

Resumo


Os jogos digitais cresceram significativamente nos últimos anos. Em geral, caracterizam-se como entretenimento e diversão, podendo ser também uma poderosa ferramenta de auxílio ao ensino-aprendizagem, pois estimulam a criatividade, a memória e despertam a curiosidade. O principal objetivo deste projeto é estimular o interesse e o aprendizado das pessoas sobre a História do Estado do Rio Grande do Norte (RN), utilizando a tecnologia através de um jogo sério, para que o jogador possa ter acesso à informação e, simultaneamente, adquirir uma experiência incrível de forma intuitiva e lúdica. Jogos, educacionais ou não, sempre trazem a oportunidade de aprender e aprimorar habilidades enquanto proporcionam entretenimento. Assim, o jogo intitulado "Turista do Tempo: Uma aventura no passado do RN", que conta com uma temática de viagem no tempo, está com sua versão demo composta por 3 fases, porém terão 17 fases no total e cada uma delas será responsável por apresentar um acontecimento histórico importante para o RN. Espera-se que com a contribuição deste jogo sério, diversas pessoas, além do povo potiguar, aprendam sobre a cultura e uma História tão significativa para o nordeste e o Brasil.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Jogo Sério, História, Rio Grande do Norte, Entretenimento, Educação

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Publicado
18/10/2021
SANTOS, José Alyson Bezerra; SOUZA FILHO, Jobel de Araújo; DA SILVA, Luiz Fernando Virgínio. TURISTA DO TEMPO: Um jogo sério para o ensino da história do Rio Grande do Norte. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 600-609. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19694.