Um jogo de estratégia para avaliação de competências baseadas na Pedagogia da Inovação

Resumo


Para que se constituam pessoas capazes de se adequarem às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. Atualmente, a ampla disseminação do conhecimento e a evolução tecnológica oportunizam espaços para a inovação. Neste cenário, áreas de pesquisa como a pedagogia da inovação, desenvolvem metodologias e ferramentas que visam o desenvolvimento e a avaliação de competências da inovação em estudantes. Além disso, está presente na Base Nacional Comum Curricular do Brasil habilidades, competências e atitudes que devem ser trabalhadas em todos os estudantes da educação básica do país. Este artigo apesenta um jogo desenvolvido com o objetivo de avaliar duas entre as diferentes competências da inovação em estudantes de séries finais do ensino fundamental, sendo elas: a criatividade e o pensamento crítico. O jogo desenvolvido é de gênero defesa de torres, no qual o jogador não pode permitir que inimigos ultrapassem uma determinada parte do mapa. O jogo foi validado por meio de testes com usuários reais. O jogo desenvolvido se mostrou adequado para o público-alvo, tanto em relação a dificuldade quanto em relação ao entendimento das suas mecânicas. Os escores obtidos demonstraram que a ferramenta possui potencial como instrumento de avaliação de competências.
Palavras-chave: Competências da Inovação, INNOPEDA, Jogos para avaliação

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Publicado
18/10/2021
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CECHINATTO, Mayara; BOFF, Elisa. Um jogo de estratégia para avaliação de competências baseadas na Pedagogia da Inovação. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 610-618. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19695.