Um Jogo Educacional para Estímulo de Mudança de Hábito Oral Deletério

  • Andrea Ferreira de Oliveira Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Maria Andréia Formico Rodrigues Universidade de Fortaleza (Unifor) https://orcid.org/0000-0003-1181-2971
  • Isabel Magalhães Pinto Ribeiro Universidade de Fortaleza (Unifor)

Resumo


O ato de sucção do recém-nascido corresponde a um reflexo natural frente a algum objeto que se aproxime de seus lábios. Qualquer sentimento de desconforto, irritabilidade e/ou fome parece mais tolerável com o ato de sucção do bebê, mesmo após os primeiros meses de vida. Quando persiste após os três anos de idade, é chamado hábito oral deletério. Muito comumente, este hábito causa uma série de problemas físicos e psicológicos na criança, afetando o crescimento e o desenvolvimento dos músculos e dos ossos da mandíbula. Para que a criança seja estimulada a abandonar tal hábito, de forma consciente e consentida, é importante que seja devidamente orientada e acompanhada. Este trabalho apresenta um jogo educacional para estímulo de mudança de hábito oral deletério, concebido para entreter e divertir ao mesmo tempo que educa e transforma, auxiliando a criança, seus familiares e os profissionais da Odontologia a atuarem colaborativamente e de forma consciente em prol da saúde.
Palavras-chave: jogos educativos, hábito oral deletério, jogo transformacional

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Publicado
18/10/2021
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OLIVEIRA, Andrea Ferreira de; RODRIGUES, Maria Andréia Formico; RIBEIRO, Isabel Magalhães Pinto. Um Jogo Educacional para Estímulo de Mudança de Hábito Oral Deletério. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 619-627. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19696.