Uma proposta de game design para gamificação educacional estrutural através da criação de histórias

  • João Bernardo Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / ThinkTEd Lab
  • Fernanda Pires Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / ThinkTEd Lab
  • Marcela Pessoa Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / ThinkTEd Lab

Resumo


A gamificação tem sido amplamente investigada, mas ainda pairam dúvidas sobre a melhor forma de desenvolver uma arquitetura capaz de motivar e engajar as pessoas. Este trabalho apresenta uma proposta de game design para gamificação estrutural em educação, cujo processo é guiado pela história do jogo. O processo intitulado Game Design Storytelling foi validado através de um estudo com um grupo de quatorze pessoas, desenvolvedores de jogos, que já tiveram algum contato com gamificação. Os resultados são promissores, e indicam que o processo pode auxiliar as pessoas na criação de gamificação.

Palavras-chave: Elementos de jogos, gamificação, storytelling, game design

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Publicado
18/10/2021
BERNARDO, João; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Uma proposta de game design para gamificação educacional estrutural através da criação de histórias. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 638-644. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19698.