Ambiente de edição de jogos digitais educacionais como fonte de dados para EDM

  • Marcos Paulo Cardoso de Almeida UNICAMP
  • Leonardo Mendes UNICAMP

Resumo


Os atuais sistemas de gerenciamento de aprendizagem digitais podem oferecer diversas funcionalidades para auxiliar professores no preparo e adequação de seus materiais pedagógicos para uso por seus alunos no ambiente de aprendizagem. Um recurso muito interessante que pode ser disponibilizado é o de atividades lúdicas e interativas organizadas em jogos digitais. No entanto, o desenvolvimento de jogos digitais é uma atividade complexa, o que dificulta seu uso pelos professores. Para facilitar esta tarefa, no presente trabalho apresentamos um ambiente de montagem de jogos digitais educacionais através de mecânicas modulares de jogos digitais tratando conteúdos pedagógicos como atividades virtuais interativas. Estas mecânicas oferecem não apenas um instrumento com que os professores podem “construir” jogos digitais personalizados com seus conteúdos temáticos, mas também uma ferramenta eficaz para a coleta de dados educacionais para analisar o processo de aprendizagem do aluno através de ferramentas como EDM (Educational Data Mining) e KDD (Knowledge Discovery in Databases).

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aquisição de Dados, Jogos Eletrônicos, Módulo Educacional

Referências

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Publicado
18/10/2021
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ALMEIDA, Marcos Paulo Cardoso de; MENDES, Leonardo. Ambiente de edição de jogos digitais educacionais como fonte de dados para EDM. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 663-666. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19702.