Avlistoria: uma proposta narrativa para ensinar sobre criptomoedas

Resumo


Os jogos eletrônicos do gênero plataforma têm como característica popular serem simples e divertidos e são uma escolha natural para aventuras com planos de fundo menos complexos. Neste artigo, é apresentado o desenvolvimento do jogo ``Avlistoria", que faz uso dessas características para ensinar sobre o tema atual das criptomoedas, de forma pouco complexa, lúdica e com narrativa cativante. Um protótipo do jogo foi avaliado por 10 pessoas, que consideraram a abordagem adequada e com alto potencial de atingir o objetivo proposto.

Palavras-chave: Criptomoedas, Jogos, Design de jogos

Referências

T. Minkkinen, "Basics of Platform Games", B.S. thesis, Kajaanin Ammattikorkeakoulu University of Applied Sciences, Kajaani, Finland, 2016.

C.Crawford, "Some milestone games," in Chris Crawford on Game Design, 1st ed. San Francisco, CA, USA: New Riders, 2003, ch. 2, pp.35-36.

J. Lansky, "Possible State Approaches to Cryptocurrencies," in Journal of System Integration 2018/1, pp.19-31, 2018, DOI: 10.20470/jsi.v9i1.335

G. Zyskind, O. Nathan, A. Pentland, "Decentralizing Privacy: Using Blockchain to Protect Personal Data", in 2015 IEEE CS Security and Privacy Workshops, San Jose, CA, USA, May 18-20, 2015.

S.Nakamoto. "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System". [Online]. https://bitcoin.org/bitcoin.pdf (accessed July 2021).

K. Willaert. "The Sumerian Game: The Most Important Video Game You've Never Heard Of." A Critical Hit. [link]. (accessed July 2021).

M. Almeida, L. Lattari, M. Baffa, F. Coelho, "Desenvolvimento de Composições Musicais Procedurais para Jogos Eletrônicos Utilizando Aprendizado Profundo", in Proc. of SBGames 2020, pp.54-63.

L. Costa, G. Xexéo, "Aplicação de Variantes para Desenvolvimento de um Jogo Sério sobre COVID-19: Estudo de Caso Xô Corona", in Proc. of SBGames 2020, pp.144-147.

M. Bastos, C. Dutra, ""Lampião: a carreira": uma parte da história do sertão e do rei do cangaço revivida em um jogo de corrida infinita", in Proc. of SBGames 2020, pp.500-503.

L. Vygotsky, "INteração entre aprendizado e desenvolvimento" in A formação social da mente. O Desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7th. ed. Sao Paulo, Brasil: Martins Fontes, 2007, ch.6, pp.87-105.

J. Piaget, "The Elaboration of the Universe" in International Library of Psychology: The Construction of Reality in the Child, Abingdon, VA, USA: Routledge, 1999, pp.354.

S. Papert, "Yearners and Schoolers" in The Children's Machine: Rethinking School in the Age of the Computer, New York, NY, USA: BasicBooks, 1994, pp.4-5.

B. Keaton, "The Most Loved Gaming Franchises in the World". Casino.org. https://www.casino.org/blog/the-most-loved-gaming-franchises-in-the-world/ (accessed July 2021).

M. Breault, "What is Narrative Design?" in Narrative Design - The Craft of Writing for Games, Boca Raton, FL, USA: CRC Press, 2020, pp.1-61.

Math Rescue. Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Math_Rescue. (accessed July 2021).

C. Barreto, A. Cardoso, E. Lamounier, R. Aquino, P. Notargiacomo, "Jogo Sério para Auxílio de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais", in Proc. of SBGames 2019, pp.855-858.

I. Santana, L. Santana, F. Santos, G. Silva, "Desenvolvimento de jogos digitais na graduação utilizando a cultura local", in Proc. of SBGames 2018, pp.936-939.

S. Boller, and K. Kapp, "Making Game Design Choices That Support Learning" in Play to Learn, Alexandria, VA, USA: Atd Press, 2017, pp.49-122.

D. Drescher, "How Blockchain Works" in Blockchain Basics - A Non-Technical Introduction in 25 Steps, New York, NY, USA: Apress, 2017, pp.55-62.

K. Danial, "Getting Started with Cryptocurrency Investing" in Cryptocurrency Investing For Dummies, New York, NY, USA: Wiley, 2019, pp.5-74.

E. Adams, "Game Concepts" in Fundamentals of Game Design, 3rd ed. San Francisco, CA, USA: New Riders, 2014, ch. 7, pp.265-362.

E. Skolnick, "Basic Training" in Video Game Storytelling - What Every Developer Needs to Know about Narrative Techniques, New York, NY, USA: Watson-Guptill Publications, 2014, pp.22-62.

K. Bierre, J. Chetwynd, B. Ellis, D. M. Hinn, S. Ludi, T. Westin, "Game Not Over: Accessibility Issues in Video Games". [Online]. Available: [link]. (accessed July 2021).

J. Juul, "Return to Player Space: The Success of Mimetic Interface Games" in A Casual Revolution: Reinventing Video Games and Their Players, Cambridge, MA, USA: The MIT Press, 2010, pp.103-119

Unity Manual: Platform Development. Unity Documentation, 2021. [Online]. Available: https://docs.unity3d.com/Manual/PlatformSpecific.html
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DOS S. SILVA, Jorge André; WERNECK, Vera Maria B.; E. MOREIRA DA COSTA, Rosa Maria. Avlistoria: uma proposta narrativa para ensinar sobre criptomoedas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 671-674. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19704.