Classificação Indicativa e Elementos Visuais: uma análise preliminar voltada para o design de jogos

  • Brendon Marcel da Conceição Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gilda Aparecida de Assis Universidade Federal de Ouro Preto
  • Tiago França Melo de Lima Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo


Sistemas de classificação indicativa são usados para classificar conteúdos diversos (ex. filmes, jogos) e informar sobre a adequação ou não de tais conteúdos para diferentes faixas etárias. Nesse artigo, apresentamos os resultados preliminares do estudo de três sistemas de classificação indicativa, adotados no Brasil, Estados Unidos e Europa, e a análise de elementos visuais de diferentes jogos com base nesses sistemas de classificação. Esse levantamento será utilizado como base para a futura concepção e design de um jogo sério voltado para a conscientização de adultos sobre o funcionamento do sistema de classificação de conteúdo. A abordagem do tema através de um jogo sério justifica-se pelo público-alvo esperado, formado por pais adultos jovens e adeptos dos jogos digitais como forma de entretenimento. Esperamos que o jogo possa elevar o nível de consciência dos pais e responsáveis, tornando-os mais preparados para decidir sobre os conteúdos permitidos para crianças e jovens.

Palavras-chave: Jogos sérios, classificação indicativa, design de jogos

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Publicado
18/10/2021
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SANTOS, Brendon Marcel da Conceição; ASSIS, Gilda Aparecida de; LIMA, Tiago França Melo de. Classificação Indicativa e Elementos Visuais: uma análise preliminar voltada para o design de jogos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 679-682. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19706.